Veículos utilitários de carga, como furgões e chassi cabine, são reconhecidos como eficientes para a logística urbana, seja para o transporte de carga fracionada porta a porta, seja para o trabalho de diversos empreendedores. Porém, as vezes há dúvidas na hora de escolher entre a praticidade de comprar um furgão ou ter o duplo trabalho de escolher um chassi cabine e depois o baú mais adequado.
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Vamos analisar essa tarefa na escolha de modelos de até 3.500 kg de PBT (Peso Bruto Total), pois eles trazem vantagens como poderem ser conduzidos por motoristas com CNH categoria B e não estarem sujeitos à legislação de VUCs (Veículos Urbanos de Cargas).
Além disso, como tem rodado simples no eixo traseiro, pagam o mesmo valor de pedágio dos automóveis. A partir de 3.501 kg já é considerado caminhão pela legislação, exigindo CNH C ou superior e está sujeito a maior burocracia.
Perfil da carga
O primeiro passo é definir qual o volume de carga a ser transportado por viagem e o peso por metro cúbico. Isso vai ajudar na definição do modelo e as opções no mercado de veículo com PBT até 3.500 kg, que variam de R$ 86 mil até R$ 155 mil, já considerando a compra do baú no caso dos chassis cabine.
Se a necessidade de carga for de 1.500 kg e volume for no máximo de 6 m3, os novos furgões médios que chegaram ao mercado, como Citroën Jumpy, podem ser uma opção interessante. O preço está em torno dos R$ 91 mil, é só emplacar e colocar para trabalhar.
Eles têm a vantagem de serem mais baixo do que os furgões de 8 m3 em diante por serem mais baixos e terem acesso a garagens, além do conforto de um automóvel para quem vai dirigir.
Preço vs. capacidade
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Agora, a partir de 8 m3, a chassi cabine começa a mostrar vantagens pela versatilidade do transportador poder comprar implemento baú na medida de sua necessidade, e o custo do chassi cabine mais baú ser inferior ao do furgão. Além disso, o baú oferece diversas facilidades na hora da manutenção.
Vamos exemplificar. Um chassi cabine como o Hyundai HR ou Kia Bonga custa em torno de R$ 83 mil. Um baú de alumínio com capacidade de 10 m3 custa cerca de R$ 9.600, totalizando R$ 92.000. Os furgões com capacidade de 8 m3 têm preço entre R$ 113 mil e 137 mil.
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Marinaldo Barbosa dos Reis, diretor da Express Renascer Ltda, que possui apenas chassi cabine em sua frota, mostras as razões para sua escolha. A primeira é poder colocar baú maiores, no seu caso, de 18 m3. Além disso, a manutenção é muito mais fácil, pois como o baú é de alumínio, não precisa se preocupar com pintura. “No caso do furgão, qualquer ralada deixa o veículo feio. No baú, quase não aparece, pois são bem mais robustos. E caso tenha algum dano maior, a funilaria do furgão é muito mais cara. “Aqui na transportadora, já fizemos substituição de um baú por outro novo na base de troca com o fabricante ao custo de R$ 4 mil”, explica.
Segundo pesquisa feita pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região) com 92 transportadoras que fazem o abastecimento da região metropolitana de São Paulo, a frota ficou dividida nos seguintes modelos:
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