Responsável pela maior compra de caminhões da história da Volkswagen, o grupo Vamos tem nome ainda não tão conhecido no mercado, mas engana-se quem pensa que se trata de uma novata se aventurando em locação de veículos comerciais. Criada em 2015, com sede em Mogi das Cruzes, SP, o conglomerado é braço de um grupo ainda maior, conhecido como Simpar (proprietário da ex-JSL).
O grupo atua com vendas e locação de caminhões, máquinas e equipamentos, com mais de 15 mil veículos locados e ampla rede de concessionárias no País: mais de 43 lojas próprias das marcas Transrio (Caminhões Volkswagen), Fendt (máquinas agrícolas premium), Valtra (máquinas e equipamentos agrícolas) e Komatsu (distribuidor de máquinas e equipamentos de linha amarela), além de lojas de Seminovos.
Neste ano a empresa abriu capital na B3 (Bolsa de Valores), sobre a sigla Vamo3. E segue expandindo seus negócios especialmente com locação que se tornou marca registrada nos tempos da JSL e agora demonstra que há potencial e nichos grandes para serem explorados no Brasil. Neste entrevista exclusiva à Transpodata, Gustavo Couto, CEO do Grupo Vamos, fala um pouco mais do negócio e o que espera para este ano.
01)O que o senhor espera para este ano? A locação de veículos comerciais pode decolar? Quais setores vocês apostam que devem atuar com a locação?
O modelo de locação de caminhões e cavalos mecânicos começa a ganhar espaço como alternativa tanto para a expansão, como para a renovação da frota de operadores logísticos e transportadoras. São inúmeros os benefícios e, neste ano, muitas empresas já perceberam que alugar pode ser mais vantajoso para o seu negócio do que comprar. Pode-se aumentar a produtividade da frota e operar com balanço mais leve e menor endividamento, além de reduzir custos de manutenção e facilitar a desmobilização dos caminhões usados. Há inclusive a possibilidade de comprarmos os caminhões usados de nossos clientes e repô-los por novos, locados, com mais produtividade.
Nosso modelo de negócio é diversificado e se enquadra bem nos diferentes setores da economia brasileira. Hoje temos mais de 15 mil equipamentos alugados nos mais diversos segmentos: agronegócios, transporte e logística, varejista e serviços, como telecomunicações, distribuição de energia elétrica e coleta de lixo. Atuamos com caminhões customizados para cada um desses segmentos.
Se tivesse que destacar um setor seria o de logística e transporte, que no último ano aumentou a sua demanda pela locação e que traz uma diversidade de atuação muito grande, estando presente dentro do agronegócio, indústria e varejo, por exemplo.
02)No futuro será possível locar veículos já com motoristas, telemetria e tudo mais de infraestrutura que o transporte necessita? Como está isso agora?
Hoje nosso modelo de negócio já oferece diversas oportunidades para cada diferente perfil de empresa, a começar pelos nossos planos de serviços que possibilitam ao cliente até a comodidade de ter manutenção, pneus e revisões já inclusas no contrato.
Contamos também com um plano Vamos Controle, que oferece todo sistema de telemetria e gestão em uma única plataforma, permitindo ao cliente não apenas o controle da sua frota, mas acesso a toda tecnologia e inovação disponível no mercado. Inclusive de relatórios com quesitos ligados à segurança, operação e produtividade dos equipamentos locados, o que o possibilita fazer as devidas correções a tempo de obter um melhor desempenho.
Esse ano, inovamos com o Vamos Carbono Zero que oferece ao nosso cliente a oportunidade de neutralizar 100% das emissões dos gases poluentes emitidos pelos veículos da sua frota. Dentro desse nosso conceito não prevemos terceirizar a mão de obra, entendemos que a operação é parte do conhecimento técnico desenvolvido pela empresa e ninguém melhor que ela para fazê-lo.
03)Qual o perfil dos clientes do Grupo Vamos? Embarcadores, transportadores, autônomos???
A locação de caminhões é um mercado que vem se desenvolvendo no Brasil. Durante algum tempo ficou restrito as grandes empresas, que buscavam por esse tipo de serviço. Hoje é uma alternativa para renovação de frota para empresas de diferentes portes. Num país com uma frota média tão antiga quanto a nossa, com 20,7 anos, a diversidade das necessidades é imensa e a locação consegue atender a todas. Hoje percebemos que pequenos, médios e grandes frotistas, de diferentes setores, passaram a buscar mais a locação de caminhões.
04) Vocês estão prevendo novas aquisições de veículos neste ano? Que tipo de veículo? Qual volume?
O que posso adiantar é que temos um relacionamento de longo prazo com as montadoras e viemos incrementando e melhorando nosso diálogo com elas, inclusive hoje, já temos ferramentas que nos ajudam a fazer compras programadas, o que é bom para todos. Dessa forma, conseguimos atender melhor nosso cliente, reduzindo o tempo de resposta, e também ajudamos as montadoras a preverem melhor sua produção, planejando antecipadamente sua cadeia de suplementos.
05) O relacionamento com a Volkswagen Caminhões e Ônibus facilitou a transação com uma marca só.
Temos um relacionamento com a Volkswagen que sempre nos atendeu com muito profissionalismo e competência. O propósito do Grupo Vamos é criar oportunidades para o desenvolvimento e modernização da frota de pesados do Brasil, através de negócios íntegros, seguros e eficientes. Esse foi um pedido programado para alguns meses de 2020 num momento de muitas incertezas. Ficamos felizes em seguir investindo, atender nossos clientes e contribuir para a economia do País.
06) Qual a vantagem da locação sobre a aquisição de veículos comerciais? Gostaria de saber em termos financeiros.
Se você pegar o custo do aluguel de um caminhão por 5 anos, que é o prazo médio do nosso contrato, e comparar com o custo total da propriedade pelos mesmos 5 anos, considerando impostos, parcelas, juros e residual, você pode ter uma economia de até 30% ao optar pela locação.
07) Quais ramos atuam?
A Vamos é líder no segmento de venda e locação de caminhões, máquinas e equipamentos. Possui mais de 15 mil ativos locados e tem 43 lojas próprias de novos e seminovos.
08) Vocês pretendem atuar com veículos mais sustentáveis? Que tipo de veículo?
Queremos seguir em linha com os princípios ASG (Ambiental, Social e Governança), criando oportunidade para desenvolvimento da frota brasileira e contribuindo naturalmente para redução de gás poluente e para os negócios de forma integra segura e eficiente.
Hoje contamos com uma idade média de 2,5 anos, equipada com o que há de mais moderno de tecnologia disponível de baixa emissão. A modernização da frota nacional trará benefícios para o meio ambiente, com menor consumo de combustíveis, fontes renováveis, além de maior geração de renda para profissionais do transporte e maior segurança nas estradas.
E seguindo nessa linha, implantamos esse ano o Programa Vamos Carbono Zero, que possibilita ao nosso cliente neutralizar 100% das emissões dos gases poluentes emitidos pelos veículos da sua frota.
- PRÓXIMA MATÉRIA: Louro aos melhores
- MATÉRIA ANTERIOR: Onde os caminhoneiros gostam de parar