Operação efetivada com a Ambipar terá aporte de empresas sócias e de captação financeira no mercado
Redação TranspoData
Foto Divulgação
A Addiante celebrou importante contrato de sales leaseback com a Ambipar. A operação prevê a aquisição de 1.600 veículos da frota do grupo e subsequente locação pela joint-venture formada pela Gerdau e Randoncorp, especializada em veículos pesados, implementos e máquinas.
A Ambipar é referência global em gestão ambiental, oferecendo uma gama completa de serviços e produtos voltados à sustentabilidade. Com uma atuação abrangente, a empresa lidera em soluções integradas, desde a gestão total de resíduos até o desenvolvimento de projetos de geração de energia a partir de resíduos. Presente em mais de 40 países, suas ofertas incluem serviços one-stop-shop, produção e distribuição de água para indústrias, além de engenharia, fabricação e operação de estações de tratamento de águas e efluentes.
A operação, que abrange a locação de caminhões, ônibus, micro-ônibus, vans e cavalos mecânicos, será implementada gradualmente ao longo de 24 meses, durante os quais os veículos usados serão progressivamente substituídos por modelos novos. Cada novo veículo será locado por um período de 60 meses a partir de sua data de substituição. “Estamos entusiasmados com esta negociação. Para uma empresa com menos de dois anos de fundação, essa operação fortalece significativamente nossa presença no mercado e confirma que estamos no caminho certo”, destaca Fábio Leite, CEO da Addiante.
Os recursos financeiros para a operação serão originados em parte por capital próprio, no qual as sócias aportarão R$ 300 milhões, proporcionais às suas participações societárias na Addiante, e parte por captação no mercado. A negociação ainda está sujeita a condições precedentes, incluindo a aprovação por parte das autoridades concorrenciais.
Na visão de Daniel Ely, vice-presidente executivo da Randoncorp e COO da Vertical Rands, a operação não apenas fortalece a posição da Addiante no mercado de locação de veículos pesados, mas também demonstra o compromisso em oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade para os parceiros. “Essa operação será um marco no crescimento contínuo da Addiante, beneficiando todas as partes envolvidas”, projeta.
Para Elder Rapachi, diretor executivo da Gerdau Next e presidente do Conselho de Administração da Addiante, o acordo representa um passo decisivo no fortalecimento da empresa como referência em locação de veículos pesados no Brasil e reforça o posicionamento da Gerdau Next no segmento estratégico de mobilidade. “Estamos comprometidos em desenvolver soluções direcionadas às necessidades dos clientes, acompanhando toda a sua jornada’’, destaca.