Em entrevista para a Revista Transpodata, o gerente comercial de implementos rodoviários da Truckvan, Dênis Rocha, faz uma avaliação do setor neste ano, e fala sobre os destaques e as projeções da Truckvan para 2023.

Diante da situação atual do mercado brasileiro, qual sua avaliação no setor de implementos rodoviários em 2022?

Dênis Rocha: Olhando para o retrovisor, temos uma boa retomada nos últimos cinco anos. Neste ano o cenário apresentou uma queda de reboques e semirreboques e crescimento no segmento de carroceria sobre chassi. Há boa perspectiva para o final de 22 e início de 23 no segmento de pesados com as possíveis antecipações de compras, devido a nova legislação focada na redução de emissões de poluentes – PROCONVE P8 (Euro 6), condições que devem elevar os custos dos caminhões, contudo devido ao efeito da falta de semicondutores e outros componentes, vemos a indústria de caminhões com dificuldades em elevar seus volumes para esta antecipação.

Quais foram os produtos que apresentaram maior destaque? E quais tiveram um desempenho menor?

Dênis Rocha: O destaque vem para a linha ligada ao agronegócio, com a estabilização da linha de basculante em bom volume, o qual teve franco crescimento nos últimos anos, se tornando líder de mercado, à frente da linha de graneleira/carga seca, mas ressaltando que mesmo perdendo participação, se destacam por serem o segundo colocado no ranking. Na contramão vêm os segmentos ligados aos produtos industrializados, com intensa queda da linha de baú carga geral e sider, (redução acentuada em função de grandes compras de locadoras e revendas em 2021, com equipamentos emplacados neste ano, disponibilizados ao mercado em 2022). O baixo crescimento do país e as altas taxas de juros corroboram para esses segmentos ficarem um tanto estagnados nesse período.

3) Quais fatores ainda impedem o desenvolvimento total do setor?

Dênis Rocha: A regularização da cadeia de abastecimento é um ponto, principalmente o de caminhões que ainda está convivendo com a falta de semicondutores,impactandodiretamenteemnossoclientesfinais. Outropontomais generalista é a maior previsibilidade macroeconômica e a redução dos encargos tributários, que permitiria maior efetividade nos planejamentos, não só do nosso setor, como para a economia brasileira em geral. Neste cenário é necessário levar em conta, a necessidade de forte controle de caixa, restringindo a execução de alguns projetos, tanto dos clientes na expansão e renovação de frotas, como para nós da indústria nos investimentos de melhora e produtividade.

4) Diante desse cenário, quais são as projeções para 2023?

A depender das ações do governo que será empossado, acredito que 2023 pode proporcionar uma boa jornada para os equipamentos ligados à infraestrutura, devido ao volume gigante de recursos que estão previstos pela iniciativa privada a partir das concessões realizadas nesse e nos últimos anos, e, com perdão do trocadilho, essas contratações levam a reboque uma série de produtos conectados com a cadeia produtiva e necessidades de abastecimento.

5) Como você define o desempenho da Truckvan neste ano?

Dênis Rocha: A Truckvan realizou uma série de investimentos em equipamentos e em processos produtivos, incremento de tecnologias de sistemas e matérias-primas mais eficientes, design, e estabeleceu como meta se posicionar entre os 10 maiores fabricantes de implementos rodoviários do país. Claro que essa formação de capital em equipamentos, processos, pessoas, espraia para períodos mais longos, portanto nossos planos agora já miram nos objetivos de 2023, de seguir crescendo e galgando posições no ranking nacional.

6) Quais os fatos positivos e negativos no período?
Dênis Rocha: Destacamos a ampliação do portfólio da empresa, nos permitindo participar em torno de 80% do segmento de reboque e semirreboque, assim como a união à Vamos, que deve gerar otimizações e ganhos de sinergia. Pelo lado dos desafios observamos maior dificuldade na aquisição de crédito pelo cliente, seja no custo do capital como na restrição.

7) Qual a expectativa em relação à Fenatran 2022? Quais novidades a Truckvan reserva para feira?

Dênis Rocha: Temos grandes expectativas, pois com a ampliação do nosso portfólio de produtos, incluindo o lançamento dos implementos rodoviários com quatro eixos, basculantes e porta-contêineres, muitas oportunidades novas se abrem para nós. Comparado as últimas edições da feira, creio que vamos surpreender o mercado. Entre as inovações tecnológicas, a Truckvan tem oferecido ao mercado, produtos mais robustos, eficientes e leves por meio da redução de tara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here