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Sprinter trouxe para o Brasil o segmento de large vans

 

Primeiras importações foram feitas em 1997, dois anos após o lançamento na Alemanha

Créditos
Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

Lançada na Alemanha em 1995, a van Sprinter foi o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a ganhar nome próprio. O modelo chegou ao Brasil em 1997, marcando a introdução no país do segmento de large vans, veículos comerciais de médio porte, com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas. Para marcar os 25 anos de presença no mercado local, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil desenvolve uma série de atividades ao longo dos próximos meses.

Fabricada na Argentina, a Sprinter veio suprir a necessidade de um veículo de médio porte, boa capacidade de carga e passageiros, capaz de se movimentar com agilidade no trânsito pesado das grandes cidades. Também garantiu facilidade de carga e descarga num cenário onde os caminhões tradicionais enfrentavam dificuldades de operação.

A nova linha antecipou, de certa forma, o aumento exponencial do comércio eletrônico e a demanda por entregas urbanas, potencializada nos últimos dois anos. A recém-chegada ganhou a confiança dos clientes e usuários, tornando-se parte da paisagem urbana brasileira. Mais de 180 mil unidades do modelo circulam hoje no país. “A Sprinter é um dos modelos da Mercedes-Benz mais próximos ao público brasileiro, participando de forma direta ou indireta da vida diária de toda a população do país”, define Carlos Garcia, CEO e presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

O executivo define o serviço de entregas para o e-commerce como uma área de atuação cada vez mais importante em que a Sprinter tem papel de destaque. “Esta interação com o cliente e o usuário é uma das marcas mais importantes desses 25 anos de trajetória e uma das razões do sucesso da Sprinter. Também é garantia de que a Mercedes-Benz continuará na vanguarda deste segmento”, acrescenta.

Comercializada em quatro diferentes tipos construtivos – van para passageiros, furgão vidrado, furgão ou chassi com cabine – a Sprinter conta com 87 possibilidades de configuração, possibilitando ao cliente a escolha do modelo mais apropriado às suas necessidades. A gama vai desde as vans de passageiros para transporte escolar, turismo, traslados, transporte urbano e fretamento aos furgões para serviços de entrega e chassis com cabine voltados para o transporte de mercadorias. Entre outras utilizações destacadas estão as ambulâncias, veículos de segurança e motorhomes. “Ao longo desses 25 anos, a Sprinter estabeleceu uma forte conexão com seus usuários porque acompanha as inovações de negócios desenvolvidas pelos clientes, oferecendo confiabilidade, economia e flexibilidade, que viabilizam a aplicação nas áreas mais diversas”, assinala Aline Rapassi, gerente de Produto Vans da fabricante.

A Sprinter é comercializada por meio da rede de concessionários da Mercedes-Benz do Brasil, em mais de 180 pontos espalhados por todo o país, onde os clientes encontram consultores de vendas preparados para entender a operação e indicar a melhor configuração de veículo dentre as 87 possibilidades, e também atendimento técnico capacitado e serviços de pós-venda. A linha também é atendida de forma exclusiva por oito Van Centers especializados: três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte e os demais em São Paulo, Fortaleza e Curitiba.

Evolução contínua

Lançada no Brasil em 1997, a Sprinter avançou para a segunda geração em 2012, quando ganhou sistemas de assistência avançados, como o pioneiro programa eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista. Em sua terceira geração, a atual, o modelo agrega recursos de segurança e conforto para o motorista e passageiros. Além do design interno ergonômico, tem funções e equipamentos de segurança ativa, como o ESP adaptativo mais completo da categoria, assistentes de partida em rampa, ativo de frenagem e de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré.

Na terceira geração, a Sprinter também traz ar-condicionado com controle digital, partida do motor sem chave, direção elétrica, volante multifuncional e sistema multimídia. O conceito do cockpit é ser o mais aproximado possível de um automóvel, para maior conforto do motorista. A interatividade é assegurada pelo sistema MBUX, com tela touchscreen de sete polegadas, espelhamento de smartphones compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, entradas USB e transmissão de áudio via Bluetooth.

Lançada em março deste ano, a nova linha Sprinter Street 315 CDI conta com o novo motor a diesel OM654 de quatro cilindros e 163 cv de potência, que tem como característica o desempenho operacional combinado à redução nas emissões, o que fortalece sua vocação para o transporte em trechos urbanos e mistos. A transmissão manual de seis marchas, com alavanca posicionada na parte inferior do painel, se caracteriza pela suavidade na inserção de marchas e garante melhor aproveitamento de torque, maior agilidade no trânsito, economia de combustível e baixas emissões.

O motor tem bloco de alumínio, peso reduzido e se caracteriza pelo funcionamento mais silencioso e com menos vibrações. Para melhor desempenho e durabilidade, os cilindros contam com revestimento nanoslide, que diminui o atrito. Do ponto de vista ambiental, o motor também reduziu o índice de emissões com a adoção de sistemas de recirculação e pós-tratamento dos gases de escape. Segundo os critérios de medição do Inmetro, o consumo é 6% menor na cidade e 11% melhor na estrada.

Amplas possibilidades

A linha Sprinter já nasceu com uma proposta flexível, oferecendo três versões básicas prevendo usos variados: furgão, van e chassi com cabine. A terceira geração inclui também o furgão vidrado, que possibilita ampla variedade de configurações para transporte de pessoas.

São 16 as opções dimensionais para os furgões. Os modelos 314 CDI Street, 315 CDI Street e 416 CDI são oferecidos com três opções de comprimento: curto, longo e extralongo, e quatro de capacidade volumétrica, com 7,5 m³, 9m³, 10,5m³ e 14 m³. Já o 516 CDI, com maior capacidade, tem versões com 14 m³ e 15,5 m³ e duas opções de distância entre eixos. As versões podem ser dirigidas por motoristas com habilitação categoria B. Vários pacotes de acabamento são oferecidos para cada modelo, multiplicando a diversidade à disposição dos compradores.

Maior ainda é o número de opções da Sprinter Van, que começam por cinco diferentes capacidades (passageiros + motorista): 9+1, 15+1, 17+1, 19+1 e 20+1. Somam-se a elas vários pacotes de equipamentos, que incluem itens de conforto como ar-condicionado frontal e traseiro e assentos de luxo, e recursos tecnológicos, como o piloto automático.

A linha inclui ainda a Sprinter Truck, chassi com cabine, que possibilita adaptações praticamente sem limites para as mais diversas finalidades. Há três opções básicas, com capacidade de carga de 3.500 kg, 4.100 kg e 5.000 kg, a primeira e a última com duas variantes de distância entre eixos. Todas as versões podem ter pacote Comfort ou Hi-Tech e a Sprinter Truck 516 CDI com maior distância entre eixos conta também com a opção Motorhome, que tem como diferencial o assento do passageiro simples (nas outras versões ele comporta duas pessoas).

Serviços especiais de manutenção

A Mercedes-Benz Cars & Vans oferece aos compradores da Sprinter dois planos de manutenção. O primeiro cobre a manutenção regular e inclui mão de obra e itens como filtros de ar, óleo e combustível e troca do óleo do motor. Também é feita a verificação de mais de 25 itens para assegurar o perfeito funcionamento da van. O plano completo acrescenta a reposição de componentes de desgaste, como freios, embreagem, suspensão e óleo, por um custo fixo mensal.

O cliente também pode contratar a plataforma de conectividade Van Connect, que permite configurar alertas de velocidade e trajetória, organização de rotas, localização do veículo em tempo real com visualização do trânsito e auxílio na recuperação do carro em caso de roubo ou furto. A Sprinter tem um ano de garantia de fábrica, que pode ser ampliada por mais um ou dois anos com a contratação da Garantia Adicional, que pode ser ampliada para cobrir, além do powertrain, os sistemas de injeção e elétricos do motor e do veículo, suspensão, direção, ar-condicionado e freios.

 

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