GRUNNER

Grunner vende 70 unidades da nova série da linha ATR

Empresa tinha como meta a comercialização de 100 equipamentos ao longo do ano

Redação TranspoData

Foto Grunner, Divulgação

A Grunner, indústria de smart machines, consolidou perto de R$ 150 milhões com a venda de 70 unidades da nova linha ATR Série S em apenas 15 dias após o lançamento comercial. O objetivo da empresa era comercializar 100 unidades da nova linha ao longo de todo o ano de 2025. Com a rápida adesão do mercado, foi necessário readequar a meta. “A grande procura mostra que o produtor de cana está cada vez mais atento a soluções que aliem sustentabilidade, redução de custos e aumento de rentabilidade. A nova linha otimiza a colheita, diminui o pisoteio e reduz as paradas operacionais e horas auxiliares”, ressalta o gerente comercial André Torquetti.

O sócio presidente Henrique Belei acrescenta que a empresa está preparada para um ano repleto de novidades e conquistas. “Os clientes estão percebendo as inovações que compartilhamos com o lançamento da série S, o que nos dá ainda mais confiança para seguir adiante com o propósito de aprimorar a experiência operacional da Grunner por meio de soluções inovadoras, sustentáveis e seguras, potencializando resultados, desenvolvendo talentos e assegurando a satisfação dos clientes, além de fortalecer parcerias duradouras”, comenta.

Com foco em agilidade, produtividade e economia, a nova série conta com 15 evoluções em relação à anterior (X), direcionadas à operação de colheita e transbordamento da cana. Um dos destaques é a redução do diâmetro de giro da roda, que diminuiu o raio de manobra de R27,3m para R18,3m, economizando até 60% do tempo em cada movimento de cabeceira e diminuindo o pisoteio nas linhas de cana.

A melhor distribuição de carga também é uma novidade que amplia a estabilidade da máquina e prolonga a vida útil dos pneus, otimizando ainda mais os custos de operação no campo. Já o levantamento do transbordo foi redesenhado para oferecer maior espaço livre e menor interferência na caixa de carga, evitando o acúmulo de cana.

O sistema de ar-condicionado foi remodelado, com saídas de ar posicionadas na parte superior da cabine e condensadora à frente do radiador, garantindo refrigeração rápida e eficiente. O radiador agrícola, inovação da Grunner, foi redesenhado, contribuindo para melhor performance do motor e redução de paradas para limpeza.

Ao longo do desenvolvimento da linha, foram feitos diversos testes de consumo de diesel por tonelada, comparando as duas séries. “Observamos uma redução de até 14% no consumo de diesel, o que resulta em até 64% em relação ao trator. Isso é atribuído principalmente ao fato de não precisar interromper o fluxo de trabalho. A diminuição do diâmetro de giro também contribuiu para reduzir em até 60% o tempo de manobra, trazendo ainda mais economia”, afirma Torquetti.

A principal evolução foi o eixo direcional, que é responsável pela orientação da direção. Na série S ele foi redesenhado para facilitar a transferência de carga, garantindo tração e continuidade nas operações em terrenos desafiadores. “O ajuste trouxe uma maior eficiência na logística da colheita, já que consegue trabalhar em operações de declive, em estradas irregulares, com força e robustez. Ainda sobre mobilidade, os modelos da série S receberão pneus Michelin, uma parceria exclusiva para a Grunner”, frisa Torquetti.

A proteção do motor por fibra, associada às novas vedações em couro aeronáutico, evita a entrada de palha, aumentando a segurança operacional. Outro diferencial é o “boné” (prolongador dianteiro da caixa de carga), ampliado na parte dianteira e traseira para reduzir o acúmulo de palhas entre a cabine e o implemento, o que também otimiza o tempo de parada para revisão de área. As bolsas pneumáticas com maior pressão completam o pacote de melhorias.

A Grunner foi criada em 2018 pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, produtores de cana de Lençóis Paulista (SP). Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola. Desde 2018, a companhia é parceira exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas smart machines da Grunner.

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