Empresa de capital nacional mostrou diversas tecnologias em eixos, suspensões, quinta roda e sensores na Fenatran
Mauro Cassane
Ibero, Divulgação
O Ibero Group é um dos mais importantes fornecedores de eixos, suspensões pneumáticas e mecânicas, 4º eixos, quinta roda e peças de reposição para o segmento de implementos. Uma de seus grandes diferenciais: desenvolvem soluções sob medida para cada fabricante.
Na Fenatran, além de apresentar seu portfólio de produtos, o Ibero Group demonstrou aos clientes como é capaz de atender demandas específicas com tecnologia e agilidade bem como, também, se alinhar às demandas por produtos mais sustentáveis.
“Os lançamentos na Fenatran 2024 buscam oferecer maior durabilidade, segurança e eficiência, atendendo às crescentes demandas por tecnologia e sustentabilidade no mercado,” comenta Ronaldo Linero, CEO do Ibero Group.
Durante o evento, o Ibero Group anunciou a aquisição da Sthall Master, fabricante de peças e acessórios para implementos. De acordo com Linero, “a iniciativa faz parte dos planos de expansão da empresa para ampliar sua participação no mercado e fortalecer sua atuação no setor de reposição (aftermarket), impulsionando seu crescimento tanto no Brasil como no exterior”.
A expectativa é que os produtos da Sthall Master, como suspensores pneumáticos, reservatórios de ar e outros componentes, representem até 25% da receita do Ibero Group nos próximos dois anos, com o segmento de reposição, respondendo por 15% do faturamento da empresa até 2030. “Essa aquisição estratégica consolida a posição do Ibero Group como uma das principais fornecedoras do setor de implementos rodoviários no Brasil,” disse o executivo.
Entre os lançamentos do Ibero Group na Fenatran 2024 estão o Eixo Autodirecional com Freio a Disco, Buchas Autolubrificantes e Hub Cap, sistemas voltados para agregar eficiência e durabilidade aos implementos rodoviários.
O Eixo Autodirecional com Freio a Disco foi projetado para reboques e semirreboques, permitindo que se adapte a diferentes posições e configurações, o que reduz o raio de curvatura durante manobras e diminui os danos à pavimentação, além de proporcionar economia de pneus e combustível. Utilizando o princípio de Ackermann, o eixo ajusta automaticamente as rodas de acordo com o movimento do veículo, o que facilita manobras em espaços restritos, garantindo maior segurança e precisão.
Além disso, o eixo é equipado com freio a disco, que oferece maior durabilidade, segurança e eficiência de frenagem, ao mesmo tempo que reduz ruídos e vibrações, melhorando a experiência do condutor. As Buchas Autolubrificantes presentes no sistema aumentam a vida útil dos componentes, eliminando a necessidade de lubrificação e reduzindo a manutenção.
Já Hub Cap proporciona lubrificação constante, auxiliando no resfriamento do sistema e prolongando a durabilidade dos eixos. Como o próprio nome já diz, dispensa o uso de graxa, que é substituída pelo óleo. O Hub Cap possui um visor que permite ao motorista checar se o sistema está lubrificado e indica o nível correto para a manutenção do sistema. Com isso, traz mais segurança para a operação, evitando altas temperaturas que podem provocar incêndios nas estradas.
O conjunto é projetado para suportar cargas de até 13 toneladas por eixo, sendo aplicável em sistemas de suspensão de três eixos, com freio a disco de 430 mm e um peso total de 600 kg. A tecnologia desenvolvida pelo Ibero Group proporciona eficiência operacional, redução do custo de manutenção e uma condução mais segura e estável para veículos pesados.
“Esse eixo aumenta a vida útil do sistema em até 30% e elimina a necessidade de graxa, alinhando-se às práticas sustentáveis de desenvolvimento de componentes e de redução de manutenção. Sua aplicação é ideal para veículos que operam em condições severas, como por exemplo no transporte de madeira, onde a redução de peso e o aumento da durabilidade são essenciais,” explica Gabriel Zardo, head de Engenharia de Produto do Ibero Group.
Uma outra tecnologia e destacou na feira: Suspensão Pneumática S200 Rebaixada com Sistema de Rodoar, que traz precisão na calibração dos pneus e monitoramento automático da pressão, melhorando a segurança e o desempenho do veículo. Além de prolongar a vida útil dos pneus e reduzir o consumo de combustível, a suspensão ainda é 70 kg mais leve que os modelos anteriores.
Essa suspensão é ideal tanto para operações “on-road” como “off-road“, projetada para aplicação em todos os tipos de semirreboques. Ela é equipada com freios de 16,5” x 8” e permite a utilização de eixos autodirecionais, proporcionando uma condução mais precisa e eficiente. O sistema de alinhamento é simplificado, podendo ser ajustado com um colar soldado ou com um sistema de regulagem excêntrica e porca hardlock, o que facilita a manutenção.
Além disso, os amortecedores são vedados e projetados para proteger os componentes da suspensão, aumentando a durabilidade e o conforto do veículo. A suspensão é equipada com molas pneumáticas de Ø360mm, curso de 216mm e suporta uma carga de até 13 toneladas por eixo, oferecendo uma combinação de alta performance e confiabilidade tanto em estradas pavimentadas como em terrenos mais desafiadores. A linha também se destaca por melhorar a distribuição do peso e reduzir as vibrações, garantindo uma viagem mais estável e segura.
“Desenvolvida para o transporte de cargas indivisíveis e de alto centro de gravidade, essa suspensão garante maior estabilidade e economia de combustível, além de reduzir o desgaste dos pneus,” acrescenta Gabriel.
O Eixo com Mola com Rolamentos Autolubrificantes do Ibero Group é uma solução projetada para reduzir a manutenção e otimizar o desempenho dos veículos de carga. As vigas do eixo, testadas e aprovadas pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) conforme a norma NBR 10921, utilizam tubos forjados a quente em aço de alta resistência, garantindo a durabilidade e segurança exigidas pelo mercado de implementos. Os rolamentos autolubrificantes eliminam a necessidade de graxas, prolongando a vida útil dos componentes e evitam falhas relacionadas à falta de lubrificação. Além disso, o rolamento oferece menor fricção e desgaste, proporcionando alto desempenho em condições extremas.
Os eixos, com diâmetros que variam de 127 mm a 138 mm e bitolas de até 2525 mm, podem ser aplicados em feixes de mola trapezoidal. A carga máxima por eixo é de 11, 13 ou 16 toneladas. O sistema é equipado com freio que proporciona desgaste uniforme e aproveitamento completo das lonas de freio.
Os eixos com molas são fornecidos com pré-carga dos grampos de mola, o que agiliza a montagem no chassi. Os itens pré-carregados são previamente ajustados e configurados com a tensão ou pressão adequada para instalação direta no veículo ou no sistema em questão, sem a necessidade de ajustes adicionais durante a montagem.
Esse eixo é ideal para garantir o aumento da vida útil e o desempenho do sistema de rodagem em aplicações pesadas. Trata-se de um marco em eficiência e sustentabilidade. “O Ibero Group foi o pioneiro do setor a fornecer eixos com parte da suspensão montada, facilitando a instalação na implementadora. O rolamento autolubrificante elimina a necessidade de graxa, reduzindo o risco de falhas, além de facilitar a manutenção e possibilitar um ambiente mais limpo, ideal para setores como o alimentício e o transporte de produtos sensíveis,” explica Gabriel.
Além disso, a eliminação do uso de graxas e lubrificantes convencionais evita a produção e o descarte desses produtos, contribuindo para a preservação ambiental. “Com menos manutenções e intervenções, há também uma redução no consumo de energia e na geração de poluentes ao longo da operação do equipamento”, enfatiza o executivo.
O Eixo Direcional para Caminhão com Direção Hidráulica Assistida proporciona maior capacidade de carga e melhor manobrabilidade. Com o aumento do Peso Bruto Total (PBT) de 29 para 31,5 toneladas, o eixo reduz o raio de giro de veículos 8×4, tornando-o equivalente ao de um 6×4. O sistema não requer eletrônica embarcada, sendo uma solução robusta e confiável para caminhões que operam em condições severas.
A direção é acionada por um cilindro hidráulico, garantindo articulação eficiente sem a necessidade de sistemas eletrônicos embarcados. Com freios a tambor de 16,5″ x 8″ e eixos tubulares de 138 mm, o sistema também conta com mola pneumática autocentrante e um ângulo de esterçamento de até 20°, tornando-o ideal para caminhões truck em aplicações que exigem manobrabilidade e robustez.
“Essa tecnologia melhora a dirigibilidade e aumenta a eficiência nas manobras, ao mesmo tempo que reduz o desgaste dos componentes. O sistema, acionado por direção hidráulica, oferece maior controle e segurança ao motorista,” reforça Gabriel.
A Quinta Roda 170 CI com Placa Polimérica é também uma inovação focada em sustentabilidade e eficiência. A placa polimérica elimina a necessidade de lubrificação por graxa, evitando a contaminação dos produtos transportados durante o carregamento e descarregamento. Além de reduzir o desgaste dos componentes, a placa polimérica aplicada à quinta -roda minimiza a necessidade de manutenção frequente e facilita as manobras.
Há também o Sensor de Acoplamento e Travamento cuja função é verificar se o reboque está corretamente acoplado à quinta roda. O sistema pode ser integrado aos sistemas CAN (Controller Area Network) e telemáticos, oferecendo monitoramento e, reduzindo riscos de acidentes.