Marca prepara para este semestre a chegada do Novo DAF XF Off-Road, com capacidade para mais de 91 toneladas
Roberto Hunoff
Foto DAF, Divulgação
Com recordes e supersafras, o cenário nacional do agronegócio impulsiona o crescimento de outros motores da economia brasileira, como a indústria de caminhões. No primeiro semestre de 2023, a DAF foi a marca de caminhões que mais cresceu, com 18,2% de avanço nas vendas em relação aos seis primeiros meses de 2022 – na mesma base de comparação, o setor retraiu 12%. A linha XF, que responde por este segmento, está na vice-liderança do ranking de emplacamentos há 18 meses. Luis Gambim, diretor comercial, estima em quase 29 mil o número de caminhões da marca que já abastecem o Brasil atualmente.
O desempenho da indústria de caminhões ocorre, em parte, pela dependência do agronegócio ao modal rodoviário, responsável por mais de 60% do transporte de toda a produção e consumo no Brasil, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes. Diante da imensidão de desafios nacionais, são muitos os gargalos estruturais que dificultam o escoamento da produção agrícola no país e encarecem o custo da logística do agro.
A sustentabilidade financeira desta equação esbarra, também, na longa distância entre os produtores e os pontos de escoamento internacionais e na dificuldade de acesso aos locais de embarque da produção. “Para os transportadores, esta conta ganha rentabilidade quando as tecnologias embarcadas disponíveis nos caminhões reduzem o tempo de viagem, as despesas com manutenções dos veículos e os investimentos adicionais em toda a operação”, assinala.
Para estas operações, a companhia trabalha com as linhas XF e CF, com capacidade de carga de até 150 toneladas no modelo XF Off-Road. “Pensado para o escoamento das safras de cana-de-açúcar, transporte de madeira e cargas indivisíveis, acima de 91 toneladas, o Novo DAF XF Off-Road, que chega ao mercado no segundo semestre, traz diferenciais que o tornarão protagonista do agronegócio brasileiro”, assegura.
O XF, caminhão mais vendido da marca, tem presença destacada no transporte de insumos agrícolas e nos setores de produtos frigoríficos e de líquidos e químicos em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias. Já a linha DAF CF conta com caminhões semipesados e pesados, incluindo a versão off-road, atuando com pequenos e médios volumes, a partir de 15 toneladas, como a distribuição regional de alimentos, materiais de construção, produtos agrícolas e químicos, e câmaras de frigoríficos, além do escoamento da safra com cargas a partir de 40 toneladas para médias e longas distâncias.
Inserida na cadeia logística do país, a DAF planeja seus caminhões com sistemas operacionais e mecânicos que aumentam a capacidade de transporte e facilitam o manejo. As tecnologias de motorização, de acordo com a montadora, reduzem em até 14% o consumo de combustível e em 5% o de Arla 32. As novas plataformas e os chassis reforçados facilitam a circulação em terrenos não pavimentados.