VWCO autônomo nacional inicia período de testes

Caminhão foi desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento da montadora, em Resende

Roberto Hunoff

Crédito: VWCO, Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início à sua jornada na era dos veículos com direção autônoma. Está em teste o primeiro veículo da marca capaz de trafegar sem necessidade de interferência direta do condutor. É um Constellation 31.280 8×4 que atuará junto às colhedoras no campo, em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo, com foco em assegurar maior produtividade e eficiência à operação.

Com esse primeiro passo, a marca avança também no último dos três pilares que compõem o transporte do futuro: elétrico, conectado e autônomo. A tecnologia embarcada desenvolvida pelos engenheiros da VWCO permite que o caminhão, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres, propiciando precisão, eficiência e segurança durante todas as etapas da operação.

O veículo é dotado de direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada. Além da caixa de direção com assistência elétrica, está equipado com um sistema de geoposicionamento em tempo real, que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e com variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana.

O controle da velocidade de cruzeiro ou piloto automático é outra das soluções utilizadas para a segurança e precisão na operação. O sistema determina e mantém a velocidade a ser cumprida, permitindo também ao motorista alterar, por meio de teclas, os valores de velocidade para mais ou para menos. Mesmo com o modo de condução autônoma ativado, o motorista tem o domínio de tudo: a qualquer momento, pode desativar a condução autônoma e assumir novamente o controle do veículo.

Outro diferencial em teste é o exclusivo sistema VWCO de câmeras, que substituem os retrovisores tradicionais, oferecem uma visão 360° ao redor do veículo, além de maior visibilidade durante a operação noturna. A navegação e ajustes do sistema autônomo estão dispostos de forma prática e ergonômica ao motorista dentro da cabine, oferecendo interface intuitiva e simples ao operador para que ele possa extrair o máximo de produtividade do veículo na operação.

O desenvolvimento das soluções contou com a expertise do time de engenharia do centro de pesquisa e desenvolvimento da VWCO em Resende (RJ) para integração dos sistemas de automação, desenvolvimento de software e módulos de controle, direção eletricamente assistida, suspensão reforçada e cabine com novos itens, como banco com cinto integrado e bancos de fácil limpeza do pacote Robust e exclusivo sistema de câmeras com visão noturna, substituindo os retrovisores, e powertrain com transmissão automatizada. O desenvolvimento contou também com as parcerias das empresas RAVEN para o sistema de geoposicionamento e da BMB para customização do veículo para aplicação na colheita da cana-de-açúcar, além de novas soluções como os eixos de bitola larga de três metros.

Sob medida

O Constellation 31.280 8×4 atuará juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a em veículos de maior porte, responsáveis pelo transporte até as usinas. O sistema de navegação autônoma, com precisão de 2,5 cm, aliado aos eixos de bitola larga de três metros, reduz o dano às mudas. O conjunto confere maior precisão à operação de colheita, respeitando o distanciamento de linhas e evitando o esmagamento pelos pneus das linhas onde as mudas se encontram.

Os eixos dianteiros têm capacidade de oito toneladas e os traseiros, com redução de cubo, 13 toneladas, totalizando peso bruto total de 42 toneladas. O caminhão opera com pneus de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração. Eixos de bitola larga de três metros, aliados à suspensão reforçada e ajustados para este tipo de operação, asseguram maior estabilidade lateral do veículo em todas as condições.

O sistema de tração 8×4, somado ao motor D08 de 280 cv com transmissão automatizada de 12 velocidades, garante alta performance em qualquer terreno e confere maior conforto ao motorista, disponibilidade e durabilidade dos componentes do sistema de trem de força. O veículo conta ainda com sistema de auxílio para partidas em rampa.

Com o kit canavieiro, o modelo traz diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro. Dentre eles, grade de proteção frontal “quebra mato”, escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”, protetores de alternador contra palha e térmico das tubulações do sistema de freios pneumático, tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal, e chicote elétrico com proteção robusta.

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