Operadora logística investiu em digitalização e estratégias sustentáveis

Roberto Hunoff

Crédito: DHL

Unir digitalização e iniciativas sustentáveis trouxe resultados positivos para as operações logísticas da Braskem nas plantas de Triunfo (RS) e Duque de Caxias (RJ), em projeto desenvolvido pela DHL Supply Chain. Foram duas frentes principais de atuação: a digitalização de alguns processos logísticos e melhorias no aproveitamento de resíduos. A DHL Supply Chain é responsável pela logística in plant das duas regionais, executando o ensaque do polietileno e polipropileno. As mudanças proporcionaram ganhos de eficiência, aprimoramentos na área de segurança do trabalho e melhor coleta e acondicionamento de resíduos. Por mês, são expedidas mais de 252 mil toneladas, com um fluxo de cerca de 400 veículos por dia.

Fabiano Santos, Gerente Geral de Operações da DHL Supply Chain, destaca que o polietileno e polipropileno são resinas termoplásticas bases para vários produtos, inclusive na área de saúde. Por seu caráter essencial, a produção é contínua, assim como o ensaque, sendo, portanto, área com grande criticidade. “Investimos, junto ao cliente, a fim de tornar as operações logísticas ainda mais robustas, garantindo também maior controle e agilidade”, informa.

Ricardo Martins da Silva, gerente de logística da Braskem, reforça a posição de Santos citando alguns ganhos já consolidados. Um deles é a implantação de empilhadeiras e equipamentos elétricos nas movimentações de carga, trazendo redução de emissão de CO² e impactando o impacto. “A tecnologia ainda nos trouxe ganhos operacionais e de segurança”, afirma.

O trabalho da DHL Supply Chain abrange a recepção das duas matérias-primas, alimentação da linha de ensaque com embalagens, acompanhamento e calibragem dos maquinários utilizados, manutenção de equipamentos, picking para armazenagem e controle de estoque. A companhia também faz a limpeza e recuperação dos resíduos deste processo, que voltam à linha de produção.

Com o uso de power BI para gestão de produtividade da equipe, a DHL digitalizou processos antes realizados por meio de documentos impressos, adotou a tecnologia RPA para automatização de processos burocráticos repetitivos e implementou um sistema de inteligência artificial para conferir maior segurança aos colaboradores. Também incluiu uma solução móbile inovadora para a gestão da entrada e saída de caminhões nas plantas industriais.

Denominada Maestro, a solução reduz o tempo de espera dos motoristas para carga e descarga, dando mais visibilidade e controle a esse fluxo. O motorista baixa, em seu smartphone, um aplicativo no qual faz de forma autônoma seu cadastro. A DHL tem a confirmação de chegada e da localização no pátio, passando as instruções de movimentação de forma remota e individualizada. A Braskem também tem visibilidade de todo o processo, incluindo indicadores de desempenho, em um dashboard especial e em real time.

Na área de sustentabilidade, a DHL Supply Chain passou a utilizar carrinhos varredores e aspiradores de alta potência para recuperar resíduos do processo de ensacagem. “Aqui temos um duplo ganho: reduzimos os resíduos e, portanto, o impacto ambiental da operação, e asseguramos aproveitamento maior da produção, ainda mais considerando que a demanda pelos insumos continua em alta”, ressalta Santos.

 

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