Foto Volvo, Divulgação
Serviço apresentado pela montadora é ofertado exclusivamente para veículos pesados
A Volvo apresenta na LatBus 2021, que segue no ambiente virtual até esta quinta (23), uma nova modalidade financeira para os operadores de ônibus rodoviários, que podem colocar os veículos na estrada sem investimento inicial, pagando apenas uma parcela mensal. Esta opção permite que o transportador utilize o ônibus por um período pré-determinado entre 36 e 60 meses, podendo devolvê-lo ao final do contrato. “É um modelo de leasing operacional, muito parecido com a oferta de locação/assinatura de veículos, que existe no mercado de automóveis”, declara Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.
A montadora fará inicialmente uma oferta limitada de veículos nesta modalidade. O transportador recebe um ônibus completo de imediato, pronto para rodar e passa a pagar um valor mensal pelo período do contrato acordado entre as partes. Os serviços agregados, como a manutenção, tacógrafo, despachante e até gestão de frota são definidos de acordo com a operação de cada transportador, sob medida. “É uma modalidade com diferenciais bastante competitivos e que incorpora um pacote de serviços, que a Volvo já disponibiliza para caminhões, mas inédita para o segmento de ônibus rodoviários de passageiros, turismo e fretamento”, complementa Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services no Brasil.
O transportador ainda tem o benefício de poder escolher o que fazer ao término do contato: devolver o bem ao Banco Volvo ou fazer uma proposta de compra e permanecer com o veículo em definitivo. “É um sistema financeiro que garante benefícios para ambas as partes. Também contribui para a operação num momento em que o transportador tem dificuldades para fazer um investimento inicial maior na compra do veículo. Assim, o esforço pode ser direcionado exclusivamente ao transporte de passageiros”, reforça Viapiana.
O serviço é exclusivo para ônibus rodoviários pesados, como os chassis B420R+ e B450R+, recentemente lançados pela marca. De acordo com Arabian, são modelos equipados com a nova geração da transmissão I-Shift e a aceleração inteligente, duas tecnologias que, juntas, garantem até 5% de economia em combustível, dependendo da rota. Os chassis também tiveram aprimoramentos no sistema de segurança ativa e de conectividade, com novidades no App Volvo Bus Connect.
Os novos ônibus são destinados para rotas extensas, que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420cv e 450cv.