Em duas décadas, modelo registra mais de 90 mil unidades vendidas e liderança em semipesados

Redação TranspoData

Foto Volvo, Banco de Imagens

Acompanhe a evolução das duas décadas em https://youtu.be/dzb1bi8luho.

Lançado em 2003, o VM representa um divisor de águas na operação brasileira da Volvo. Foi o primeiro semipesado da marca no país, sendo projetado e produzido exclusivamente no complexo industrial de Curitiba (PR), uma das principais fábricas da Volvo em todo o mundo. “Genuinamente brasileiro, o modelo conquistou os transportadores por conta da versatilidade e dos muitos avanços que introduziu no mercado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Utilizado em inúmeras aplicações, o modelo está presente nas rodovias, nos centros urbanos, estradas rurais, em minerações e nas lavouras, florestas plantadas, portos e aeroportos, pátios logísticos e em uma série de outras vias. Segundo o ranking Fenabrave, federação que congrega as concessionárias de todas as marcas, desde o ano passado o VM 270, versão mais vendida do modelo, lidera os emplacamentos em semipesados no Brasil. Durante o mês de outubro, a rede de concessionárias está oferecendo condições especiais para aquisição do VM.

A série especial terá 200 unidades nas configurações 6×2 e 8×2. Além do novo motor Volvo D8K e da caixa de câmbio I-Shift, os veículos dessa série são bastante completos. Externamente destacam-se a pintura na cor iced mercury metálica, selos e faixas com inscrição comemorativa VM 20 Anos e outros detalhes exclusivos. Os veículos possuem faróis de neblina, luz de posição extra, espelhos elétricos com aquecimento, para-sol frontal, lanternas traseiras em led e buzina a ar.

Internamente, tem pacote de acabamento completo, com ar-condicionado, cabine leito, climatizador de teto, levantamento elétrico dos vidros, para-sol interno lateral e rádio com leitor USB+MP3+Bluetooth. Os veículos estão equipados ainda com o hardware Volvo Connect para conexão com o sistema de conectividade remota da marca.

Evolução

Quando criado, o VM inaugurou o conceito de semipesados com cabines leito e motores mais potentes no Brasil. Era o único em sua classe com molas parabólicas, basculamento hidráulico da cabine e coluna de direção ajustável. O modelo passou por mudanças em 2005, 2012, 2014, 2016 e 2021. Em 2017, foi o primeiro caminhão com tecnologia autônoma desenvolvido no Brasil. Foi projetado para o segmento sucroalcooleiro para diminuir o pisoteamento das mudas de cana. Rodando de forma autônoma nas linhas da plantação, mantinha precisão de 2,5 cm, mantendo a alta produtividade da colheita.

O modelo mais recente traz a tecnologia Euro 6, com novos motores de oito litros de fabricação própria da Volvo, com 290cv e 360cv. A caixa de câmbio I-Shift é a de 7ª geração, a mesma do Volvo FH. Para aplicações vocacionais, a novidade é o VMX MAX, com configurações 6x4R e PBT de 34 toneladas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here