Volksbus completa três décadas de mercado

Primeiro veículo fabricado, em 1993, foi um modelo 16.180 CO

Redação Transpodata

Fotos VWCO, Divulgação

Na esteira das comemorações de 30 anos da família Volksbus, a Volkswagen Caminhões e Ônibus relembra essa trajetória, que começou com apenas um modelo, o VW 16.180 CO em 1993, e hoje já chega a mais de 50 variações. No mesmo ano em que lançou seu primeiro chassi, a VWCO alcançou a vice-liderança histórica do segmento, posto que ocupa até hoje. São mais de 175 mil chassis produzidos desde o lançamento da linha.

A primeira venda de um chassi de ônibus VW foi realizada para a Real Auto Ônibus, empresa que opera linhas municipais na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Alguns anos depois, com o lançamento do modelo VW 18.310 OT, foi realizada a primeira grande venda de ônibus rodoviário para a Viação Pluma, que fazia uma rota de Curitiba (PR) para as Cordilheiras dos Andes, percorrendo sete países da América do Sul. O novo portfólio, recentemente lançado, já soma vendas acima de 500 chassis para clientes em busca de suas vantagens operacionais, como a economia de combustível de até 5%.

Outro importante marco na história da linha Volksbus é o primeiro lote vendido para o Caminho da Escola, programa do governo federal, em 2009, com 2.200 unidades do modelo VW 15.190 VE-03R. Desde então, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já atingiu a marca de mais de 27 mil ônibus Volksbus fornecidos para o programa. A VWCO segue líder no fornecimento de veículos ao programa, garantindo o transporte de mais de 34 milhões de estudantes em todo o Brasil.

 Quem viveu essa história desde o início também celebra as evoluções. Antonio Cammarosano, executivo da marca que trabalhou por 23 anos com a linha de ônibus VW, começou como consultor de vendas e, em 2007, se tornou diretor de vendas de caminhões e ônibus. “Desde 1996 acompanho a trajetória da família Volksbus e suas conquistas durante as três décadas. Conquistamos o mercado de ônibus e a confiança dos clientes”, comenta o atual diretor de serviços e pós-vendas da marca.O executivo recorda que a marca foi pioneira em realizar serviços na garagem do cliente e ter um monitor de pós-vendas de ônibus para melhorar a performance dos produtos. “Inovamos oferecendo produto com o capô do motor dianteiro que diminuiu significativamente o calor e o ruído. Foram com essas e outras inovações que a marca segue conquistando clientes no Brasil, na América Latina, Ásia, África e Oriente Médio”, observa.

Andre Bogdan, supervisor de engenharia da montadora, também ajudou a construir muitos dos primeiros protótipos dos campeões de vendas no mercado. “O desenvolvimento de todos os chassis de ônibus é local, em Resende, 100% feito por profissionais brasileiros. Isso resulta em produtos que nascem de acordo com as necessidades e aplicações específicas de cada um dos clientes”, enfatiza.

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Uma resposta

  1. Bom dia,se a Scania e Volkswagen são do mesmo grupo pq não juntas ter opções de chassis pesados pra longas distâncias se o capital vai pro mesmo bolso… O mercado vem cobrando a tempos chassis Volksbus acima dos 400cv almenos de 3 eixos de fabrica…

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