Operação de transporte do trem de Bento Gonçalves a Sant’Ana do Livramento, onde será utilizado, envolveu quatro carretas e mais de 35 pessoas
Roberto Hunoff
Foto Fabian Ribeiro, Divulgação
Primeiro veículo leve sobre trilhos produzido pela Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo S.A., o Prosper chegou à cidade de Sant’Ana do Livramento (RS), onde deverá entrar em operação ainda no segundo semestre do ano no percurso conhecido como Trem do Pampa. Uma grande operação logística envolveu mais de 35 pessoas no deslocamento de cerca de 730 quilômetros. O comboio, com duas carretas para cargas especiais (cada uma com 28 metros) e outras duas de apoio, foi escoltado por batedores durante a viagem de quatro dias entre as duas cidades.
O veículo pertence à Giordani Turismo, operadora turística de Bento Gonçalves e responsável pelo passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho. “Fomos muito resilientes em todo o processo, pois acreditamos que o Trem do Pampa é um projeto que vai agregar valor à região, contribuindo com o desenvolvimento do enoturismo, além de apresentar mais uma opção aos turistas que buscam o destino para compras”, afirma Andréia Zucchi, diretora administrativa da operadora. Nos 20 quilômetros de percurso a bordo do Prosper, entre estações de Sant’Ana do Livramento e Palomas, o passageiro vai conhecer mais sobre a história e cultura local, observar a paisagem única do Pampa, contemplar o cartão postal da cidade, que é o Cerro de Palomas, e apreciar os parreirais em forma de espaldeira.
Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, afirma que o Prosper é um trem 100% nacional, com tecnologia de ponta e que reforça o compromisso da marca em ser protagonista no desenvolvimento de soluções de transporte de passageiros de alta capacidade, inovadoras e tecnológicas. “O início dessa operação consolida a atuação da Marcopolo Rail e demonstra a versatilidade da companhia para atender aos diferentes segmentos ferroviários, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos, seja no Brasil ou no exterior”, pontua.

Características do modelo intercidades
– Ampla área envidraçada
– Movimentação bidirecional
– Alta capacidade de customização
– Baixo custo do ciclo de vida
– Largura externa máxima de 2.900mm
– Altura máxima de 3.900mm
– Comprimento aproximado de cada unidade de 18.000mm
– Capacidade total de até 122 passageiros sentados na versão dois carros
– Velocidade máxima operacional: 80km/h