Investimentos em tecnologia, atualização de sistemas e ampliação de estrutura permitiram o aumento da produtividade

Redação Transpodata

Foto Porto de Paranaguá, Divulgação

A TCP, empresa que administra o terminal de contêineres de Paranaguá, conquistou, em março, dois recordes de produtividade. Um deles é o número de passagens de contêineres no gate (entrada e saída de veículos). No mês, 42.322 equipamentos acessaram o terminal, 1.028 a mais que o recorde anterior alcançado em agosto de 2019.

Um dos fatores para o crescimento no número total de transações foi a melhoria no sistema de agendamento, que agilizou o processo de atendimento. Outra mudança foi a implementação do aplicativo TCP GO, que trouxe mais praticidade aos motoristas e às transportadoras.

O aplicativo é uma alternativa on-line para a guia de agendamento impressa. Por meio do celular, o caminhoneiro mostra o código QR Code e acessa o portão. O TCP GO também permite que o motorista acompanhe as alterações de datas e receba notificações atualizadas sobre a situação do terminal e das rodovias.

Segundo o gerente de operações da TCP, Felipe de França, este recorde foi um momento histórico para a empresa. “A demanda de mercado aumentou e, na época, tínhamos duas pistas fechadas devido às expansões. Graças ao aperfeiçoamento do sistema e investimentos pesados em tecnologia, conseguimos superar a demanda e bater este recorde. Seguimos com obras nos gates para ampliar o atendimento”.

O crescimento de mercado citado por França ampliou a entrada de contêineres, permitindo o alcance do segundo recorde: o aumento de volume de contêiner reefer (com controle de temperatura). Foram 21.356 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner) movimentados, número alcançado um mês após o último recorde do setor (20.810). Quase 100% dos reefers utilizados no terminal são para o transporte de proteína congelada, sendo a maioria de frango (82%) e boi (12%). Segundo o sistema de dados Dataliner, entre os estados líderes em exportação estão o Mato Grosso, com carne bovina, e o Paraná, com frango congelado.

De acordo com o gerente comercial e de atendimento ao cliente da TCP, Giovanni Guidolim, a atual estrutura reefer do terminal, que conta com um elevado número de tomadas, permitiu ofertar ao mercado flexibilidade na entrada antecipada das cargas. “Isto favorece o recebimento das demandas do exportador e atende às necessidades do setor agropecuário. O resultado do trabalho é a TCP sendo líder mundial em movimentação de carne de frango congelada para exportação”, ressalta.

Para permanecer na liderança até o final de 2023, o pátio reefer passará por aumento de 43%. De 3.572 tomadas irá para 5.126. Para garantir a excelência nas novas tomadas, foi construída uma subestação de energia própria e a aquisição de 11 novos guindastes do tipo RTG (Rubber Tyred Gantry), que serão entregues até o final do ano.

O modal ferroviário é outro diferencial logístico vantajoso para o mercado de proteína, sendo a TCP o único terminal do Sul do país com acesso direto à zona alfandegada. “A ferrovia é responsável por transportar um em cada cinco contêineres de exportação até a TCP e atende a diversas demandas, entre elas 25% dos embarques de carne congelada”, informa.

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