9º Prêmio de Sustentabilidade recebeu 69 projetos inscritos por 38 empresas

Roberto Hunoff

Fotos SETCESP, Divulgação

As empresas de transporte rodoviário de cargas, que investem em soluções sustentáveis, receberam o reconhecimento pelas suas ações no 9º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo). A solenidade de premiação ocorreu na sede do Palácio dos Transportes, em São Paulo, com apresentação de bailarinos PCDs.

Foram premiados os melhores projetos nas categorias Responsabilidade da Segurança Viária ou do Trabalho, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança. “Nesta edição tivemos um recorde de empresas e cases inscritos. Apesar de atuarmos em um ambiente hostil, cheio de restrições, demonstramos que somos um setor forte, pujante e comprometido com toda a sociedade”, assinalou Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do sindicato.

Neste ano, foram 38 empresas participantes com 69 projetos inscritos. Cada uma delas recebeu uma homenagem, seja por se dispor a reduzir impactos ambientais, prezar por uma gestão corporativa ética ou ter como premissa a igualdade social, e também redobrar o cuidado e a atenção na segurança viária e no trabalho. “Somos pioneiros em trabalhar o tema ESG dentro do setor. Esta não é uma pauta de marketing, mas algo que fazemos para garantir um futuro com recursos para as outras gerações”, destacou Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP.

Após a primeira e segunda etapa de avaliação, oito finalistas foram selecionados, dois em cada categoria. Na última fase, uma banca de cinco jurados especialistas elegeu os vencedores, classificando-os sob os critérios de estudos e mapeamentos, planejamento, inovação do projeto, perenidade e destinação de recursos, investimentos, metodologias e indicadores. Para Fernanda Veneziani, coordenadora da comissão de sustentabilidade do SETCESP, cada projeto trouxe uma emoção genuína. “É gratificante ver esse setor caminhando no sentido das práticas ESG. Isso não é moda, e sim gestão. Todos os 69 projetos apresentados são grandes vencedores”, reconheceu. Foram 20 iniciativas em Responsabilidade Ambiental, 10 em Governança, 26 em Responsabilidade Social e 13 em Segurança Viária ou do Trabalho.

Finalistas

  • Responsabilidade Ambiental: JNR Transportes e Trans Kothe
  • Governança: Pizzattolog e Log10 Express
  • Responsabilidade Social: SADA Transportes e Transportes Cavalinho
  • Responsabilidade na Segurança Viária ou no Trabalho: Braspress Transportes Urgentes e Rodonaves Transportes e Encomendas

Vencedores

  • TRANS KOTHE

Vídeo: ‘Redução da Emissão de Carbono em Rota de Longa Distância’

A empresa inscreveu o projeto de Redução da Emissão de Carbono em Rota de Longa Distância, que viabilizou a implementação de placas solares nas carretas e caminhões. O sistema é capaz de gerar energia para manter os equipamentos dos veículos em rotas extensas, já que a empresa é especialista no transporte de longa distância, reduzindo, assim, o impacto das emissões ao meio ambiente. “Junto com parceiros desenvolvemos essa solução certificada e patenteada pelos órgãos brasileiros. A placa solar veicular gera energia sustentável que ajuda a reduzir o CO2 na viagem”, explica Paulo Kothe, diretor de logística agro. Por meio do projeto, a empresa reduziu em 1.521 toneladas a emissão de CO2 na atmosfera. Ao todo, a organização economizou 19.326,75 KW de energia nas unidades prediais, o equivalente a R$ 708 mil.

  • PIZZATTOLOG

Vídeo: comitê para avaliar impactos, melhorias e investimentos

A empresa estruturou um comitê para avaliar impactos, melhorias e investimentos a fim de controlar, estabelecer metas e fornecer indicadores sobre todo o processo de construção ambiental relacionados à agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas. Toda essa mobilização a fez com que conquistasse certificações como o Sistema B, SASSMAQ, Selo Verde e Troféu Chico Mendes. Erick Tosin, gestor de ESG e qualidade, agradeceu o reconhecimento. “Queremos ser multiplicadores disso. É preciso se estruturar para trazer indicadores e depois promover as ações em sustentabilidade”, disse. Desde 2018, a organização investiu R$ 5 milhões em projetos com viés sustentável, social e de governança.

  • TRANSPORTES CAVALINHO

Vídeo: projeto ‘Mini Truck’

Foi com o projeto Mini Truck, uma réplica quase perfeita de um caminhão, mas bem menor que os modelos de mercado, que a Transporte Cavalinho foi reconhecida. O mini veículo é utilizado como parte de uma iniciativa da empresa em uma ação social e educativa, que convida crianças de até 12 anos a aprender, refletir e multiplicar atitudes de segurança no trânsito por meio de uma sensibilização que utiliza linguagem adaptada à compreensão infantil. “A criança é o elemento transformador da sociedade, é na infância que se desenvolvem memórias que moldarão o futuro das pessoas. Pensando nisso, oferecemos para elas uma tarde, na qual aprendem sobre trânsito e também sobre o amor. Para que saibam que por trás daqueles caminhões que rodam por aí têm muitos corações batendo”, disse Gabrielle Moraes, analista de comunicação. O projeto ainda busca estreitar os laços das crianças com o transporte rodoviário de cargas, levando-as a compreender a importância dos caminhões e seus motoristas para o desenvolvimento do país. Ao todo, a ação já atendeu 520 crianças e possui 96 voluntários.

  • BRASPRESS TRANSPORTES URGENTES

Vídeo: ‘CAMB (Centro de Apoio ao Motorista Braspress) – Basil de Barros’

A Braspress Transportes Urgentes foi vencedora pelo desenvolvimento do projeto CAMB (Centro de Apoio ao Motorista Braspress) – Basil de Barros. Por meio da iniciativa, a transportadora aprimora o cuidado com a saúde e bem-estar dos motoristas. Foram criados pontos de apoio a cada 600 quilômetros, com estrutura de alojamentos e ambulatórios para descanso e cuidados com a saúde. A cada viagem, todos os motoristas passam por uma triagem de saúde e vários exames. “Para nós, não basta que a farinha chegue na padaria, o pão tem que estar na mesa das pessoas. Não basta o remédio chegar na farmácia, ele tem que ser aplicado a quem precisa. Não basta o caderno ser entregue na loja, ele tem que estar na mão do estudante”, disse Urubatan Helou, presidente da Braspress. Atualmente, a empresa possui 10 centros de atendimento em todo o Brasil. Com essas práticas, a organização, que possui mais de 9 mil colaboradores e 3 mil veículos na frota, aumentou em 38% a produtividade e reduziu em 26,5% os eventos de insegurança.

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