Produção consolidada do segundo trimestre de 2022 foi de 3.395 unidades

Crédito
Marcopolo, Divulgação

Com a retomada do mercado de ônibus urbanos, a Marcopolo registrou avanço da produção consolidada no segundo trimestre do ano. No período, a companhia fabricou 3.395 unidades, volume 14,2% superior ao mesmo período de 2021. Deste total, 1.300 são modelos urbanos contra 958, o que resultou em crescimento de 12 pontos percentuais neste segmento. As entregas para o programa Caminho da Escola também favoreceram este cenário.

No segundo trimestre, a Marcopolo produziu 2.812 unidades no Brasil e 583 no exterior, aumento de 13,3% e 19%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. A ampliação da produção fez com que a participação de mercado da companhia chegasse aos 53,5% no último trimestre.

A companhia registrou crescimento de 39% na receita líquida, alcançando R$ 1,151 bilhão. Do total, R$ 639,9 milhões (56%) estão relacionados aos negócios realizados no mercado nacional, enquanto R$ 511,9 milhões (44) são referentes ao exterior. O lucro bruto foi de R$ 131,3 milhões, com margem de 11,4%, contra R$ 60,5 milhões, margem de 7,4%, no segundo trimestre do ano passado. “Os resultados refletem o incremento de volumes e repasses de custos realizados nas vendas direcionadas ao mercado interno e operações internacionais ao longo do último ano e do primeiro semestre de 2022. A demanda por transporte público urbano pressionou os municípios por investimentos neste momento. No segmento de rodoviários, a carteira de pedidos se estende até o final de novembro”, pontua José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da companhia.

Em razão da variação cambial gerada pela desvalorização do real frente ao dólar norte-americano a companhia apresentou resultado financeiro líquido negativo em R$ 39,9 milhões no segundo trimestre deste ano ante resultado positivo de R$ 182,7 milhões no período equivalente de 2021. O cenário provocou forte recuo no lucro líquido: de R$ 200,9 milhões e margem de 24,4%, no segundo trimestre de 2021, para R$ 26,8 milhões e margem de 2,3%.

A atuação da Marcopolo no exterior também apresenta sinais graduais de retomada. A receita operacional líquida foi de R$ 341,1 milhões, variação positiva de 57,7%. A retomada do turismo contribuiu com o fortalecimento das vendas, especialmente com o lançamento da Geração 8 em países da América Latina. A desvalorização do real ajudou na manutenção de margens saudáveis no fechamento de novos pedidos.

Mercados relevantes como o chileno e o argentino intercalam grandes pedidos e dificuldades macroeconômicas, movimento que ainda afeta uma retomada mais consistente. Na Colômbia, a evolução dos resultados está prevista para o segundo semestre deste ano. No México, a empresa retomou as vendas de ônibus rodoviários pesados, com a recuperação do turismo e linhas de longa distância, e a Marcopolo Austrália tem vendas garantidas até o início de 2023. Na China, a companhia encontra dificuldades associadas ao lockdowns no país, com limites à produção em função de falta de matérias primas e componentes.

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