Empresa ocupa 11ª posição no ranking da Logcomex e tem como meta estar entre as cinco maiores até 2027
Redação TranspoData
Foto Rhenus Logistics, Divulgação
A Rhenus Logistics, provedora global de serviços de logística de transporte aéreo, marítimo e rodoviário, consolidou crescimento de 487% no mercado brasileiro no primeiro trimestre do ano na comparação com igual período de 2024. A empresa ocupa a 11ª posição no ranking da Logcomex e tem como meta alcançar o Top 5 entre os principais players do setor até 2027, visando resultados por meio de ganhos de market share, fortalecimento de equipe e iniciativas centradas em tecnologias e data quality.
Há mais de 10 anos atuando no Brasil, a Rhenus Logistics, embora seja um grupo com abrangência global, entende a necessidade de adaptar a operação ao contexto local. Dessa forma, garante um atendimento alinhado às particularidades de cada mercado. Desde a primeira aquisição efetiva no país, em 2017, a companhia tem consolidado crescimento consistente, refletindo no aumento do volume de cargas movimentadas, além da ampliação da presença em estruturas regionais.
Bruna Ventura, MD Rhenus Brazil, destaca o orgulho de a empresa estar entre os 11 principais players do setor. Avalia que o resultado demonstra a capacidade de adaptação às demandas do mercado e reforça a posição da companhia como peça relevante na indústria. “Para alcançarmos o objetivo de sermos líderes no mercado brasileiro, estamos dedicados a integrar a expertise do grupo Rhenus com as necessidades específicas dos clientes, oferecendo soluções personalizadas dentro de um país tão plural como o Brasil”, salienta.
Produtos e serviços
A Rhenus Logistics oferece um portfólio de soluções logísticas de ponta a ponta para todos os tipos de empresas – atuando com transporte marítimo, aéreo e terrestre. Entre os destaques, a companhia ressalta o serviço aéreo, pois possui um gateway em Miami, nos Estados Unidos, com mais 16.000m².
O armazém é estrategicamente localizado, sendo um CBP-bonded warehouse, com certificação TAPA e garantido em uma zona livre de comércio, que permite empresas estrangeiras armazenarem mercadorias sem a taxação de impostos de exportação. Assim, a Rhenus consegue conectar cargas de todo o mundo, já que a região concentra a maior frequência de voos cargueiros e de passageiros da América Latina.
A Rhenus também celebra o crescimento em mais de 130% no produto marítimo FCL em 2024, segundo o ranking da Datamar. A conquista é resultado da aquisição do trade Iane da Ásia Oriental. “O trade Iane da Ásia Oriental, adquirido após a compra do Grupo Blu Logistics Latam, é essencial para as nossas estratégias. A China é o maior parceiro comercial do Brasil, representando cerca de 50% das importações locais, e ter esse produto no portfólio certamente impulsionará o crescimento cada vez mais”, comenta.
Relevância da América Latina
Segundo pesquisa da Allied Market Research, provedora líder de relatórios de mercado, análises e serviços de consultoria para vários setores e regiões, a projeção para o setor de logística é movimentar mais de US$ 784 bilhões nos próximos três anos na América Latina – tendo o Brasil como líder no segmento. A Rhenus reconhece a relevância do local, prova disso foi a aquisição do Grupo Blu Logistics Latam em 2023.
Bruna Ventura define como fundamental ter estruturas fortalecidas na América Latina diante da vulnerabilidade do comércio internacional a diversas questões geopolíticas, como demonstrado pelo fechamento do Canal de Suez em 2024, que alterou rotas marítimas e ampliou os tempos de trânsito. “Ter uma presença global nos permite conectar mercados por meio de soluções que vão além do óbvio, garantindo que possamos responder rapidamente às mudanças e desafios do cenário logístico atual. Ter uma expressiva atuação na região Latam nos ajuda a expandir os negócios, além de dar suporte aos desafios do setor como um todo”, explica a executiva.
Desde 2023 a empresa investe na abertura de mercados por meio do conceito de regionalização, já que identifica as diferentes realidades, em termos de logística, encontradas dentro do Brasil. Por isso, a companhia entende que ao fortalecer as quatro filiais no país estará proporcionando expertise local e atendendo às necessidades específicas de diferentes mercados. “Há dois anos estamos expandindo a presença no país, inaugurando novas sedes em polos estratégicos. Em março, abrimos escritório em Belo Horizonte”, complementa.