SÃO PAULO

Programa de obras em São Paulo beneficiará TRC

Governo do Estado anunciou investimento de R$ 30 bilhões na infraestrutura rodoviária

Redação TranspoData

Foto Divulgação

Responsável por mais de 70% do transporte de mercadorias em São Paulo e peça central na logística estadual, o transporte rodoviário de cargas (TRC) deve ser diretamente impactado pelo novo programa de infraestrutura lançado pelo governo do Estado. Batizado de “SP pra Toda Obra”, o pacote estabelece a modernização de estradas, rodovias, acessos e dispositivos viários, criando condições mais favoráveis à circulação de cargas e aumentando a competitividade da cadeia produtiva paulista.

Com a promessa de transformar a malha viária do estado, o programa contempla mais de 2 mil obras em 480 municípios, desde grandes corredores logísticos até trechos de acesso regional. A iniciativa é considerada a maior da história em investimentos no sistema rodoviário estadual, somando R$ 30 bilhões em recursos públicos e privados.

Para o setor de transportes, o impacto será abrangente. Carlos Panzan, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp), destaca que a qualidade da infraestrutura rodoviária é um dos pilares para garantir eficiência, segurança e previsibilidade às operações do TRC. “Melhorar as rodovias significa encurtar distâncias e reduzir gargalos. O programa tem um olhar estratégico ao contemplar não só grandes obras de duplicação, mas também melhorias em dispositivos de acesso e estradas vicinais, que são fundamentais para o escoamento de cargas entre polos regionais e centros logísticos”, afirma.

Segundo ele, além de reduzir custos operacionais e o tempo de viagem, as intervenções devem contribuir diretamente para a diminuição de acidentes e avarias nas mercadorias. Uma das obras mais relevantes programadas é a retomada da Nova Tamoios, via de ligação entre o interior e o litoral paulista. Também estão previstas melhorias em rodovias como a SP-333 (Laurentino Mascari), SP-294 (João Ribeiro de Barros) e SP-425 (Assis Chateaubriand). “É um programa que dialoga com o presente ao resolver passivos estruturais, mas também com o futuro, ao preparar São Paulo para um novo ciclo de crescimento logístico e industrial”, reforça o dirigente.

Outro ponto é o potencial do programa em impulsionar a geração de empregos e movimentar a economia local. A estimativa do governo é que mais de 200 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, sejam gerados com a execução das obras, impactando positivamente diferentes regiões do estado. “A expectativa é que, com a execução plena do programa, São Paulo consolide sua posição como o principal hub logístico do país, elevando a eficiência do TRC a um novo patamar”, projeta.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *