Tecnologia empregada reduz em até 14% o consumo de combustível

Redação TranspoData

Foto Wilson Sons

A Wilson Sons completou o primeiro ano de operações do rebocador WS Centaurus, pioneiro no país na utilização de tecnologia mais sustentável. Já foram realizadas mais de 500 manobras pelo rebocador em apoio às operações de atracação e desatracação nos terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar, em São Luís (MA), atendendo navios de grande porte usados para exportação, que transportam até 400 mil toneladas de carga. Em Ponta da Madeira, dá apoio a navios que transportam carga de minério de ferro. No porto de Itaqui, o rebocador atua em operações de navios com cargas, por exemplo, de diesel, milho, soja, fertilizantes e celulose.

Primeiro da série de seis novas embarcações com tecnologia mais sustentável, o WS Centaurus foi construído no estaleiro da companhia no Guarujá (SP), no complexo portuário de Santos. Com projeto da Damen Shipyards, seu casco apresenta hidrodinâmica mais eficiente que reduz em até 14% o consumo de combustível fóssil e, com isso, as emissões de gases de efeito estufa. As duplas quilhas melhoram a navegabilidade e aumentam a capacidade de arrasto nas manobras, garantindo menor consumo de combustível e, assim, menos emissões.

O rebocador também foi o primeiro, no Brasil, com o padrão IMO Tier III, da Organização Marítima Internacional, que promove a redução das emissões de óxido de nitrogênio em mais de 75%, contribuindo para melhorar a qualidade do ar nos portos. O padrão é exigido em regiões da América do Norte e Europa. “A demanda por embarcações potentes vem crescendo nos portos do Brasil em razão dos navios de grande porte que chegam a terminais, como o de Ponta da Madeira para movimentação de minério de ferro, assim como dos grandes conteineiros de 360 metros que vão operar em águas brasileiras”, afirma Márcio Castro, diretor-executivo da divisão de rebocadores da Wilson Sons.

Com mais de 90 toneladas de tração exercida no cabo de manobra, os novos rebocadores da Wilson Sons, que têm 25 metros de comprimento e 13 metros de largura, são os mais potentes em operação no Brasil. A embarcação opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias quanto em rebocagem oceânica.

A companhia conta com central de operações de rebocadores (COR) própria, em Santos (SP), que monitora em tempo real a frota de 81 equipamentos, distribuídos em toda a costa brasileira, definindo o melhor momento para a movimentação das embarcações, bem como a velocidade ideal para garantir maior eficiência no consumo de combustível. A Wilson Sons é pioneira no controle de velocidade de suas embarcações para consumir menos combustível. A companhia estima que, por meio da COR, obtém redução de 5% e, consequentemente, nas emissões atmosféricas. O monitoramento também garante uma navegação segura, evitando áreas com baixa profundidade ou com obstáculos.

A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 185 anos de experiência. A companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here