Raízen investe na expansão de combustíveis renováveis

Em evento para investidores, companhia destacou soluções que reforçam modelo irreplicável de negócio, com operações integradas do campo ao posto

Redação TranspoData

Foto Raízen, Divulgação

O Raízen Day reiterou o compromisso da companhia em redefinir o futuro da energia com soluções que já são uma realidade hoje, baseadas em pilares como disciplina na gestão, expansão, tecnologia e inovação. Por meio de seu portfólio de produtos renováveis, a empresa destacou as principais novidades e os resultados dos seus negócios, que incluem expansão do etanol de segunda geração (E2G), diferenciação na cadeia do açúcar, soluções para mobilidade, desde o carregamento de veículos, aplicativos de fidelização até novidades no comércio de proximidade.

O CEO Ricardo Mussa sublinhou que a aposta da companhia em etanol de segunda geração (E2G) permite projetar a adição de 1,6 bilhões de litros de produção agrícola já existente. “No E2G, o risco caiu muito e vai ter grande retorno para a companhia. A segunda planta, no Parque de Bioenergia Bonfim, em Guariba (SP), será inaugurada em agosto ou setembro. A rede de fornecedores está ajustada. Esse é um projeto que, a cada dia que passa, está cada dia melhor”, assinalou. O executivo elencou ainda que dentre as prioridades da companhia estão a produtividade agrícola, etanol de segunda geração e formação de caixa.

Na última safra, a produção do etanol de segunda geração (E2G) bateu recorde, atingindo 30 milhões de litros. Foi destaque nas apresentações o alto potencial de crescimento e rentabilidade da solução, decorrência dos seus atributos sustentáveis e possível licenciamento da tecnologia. Atualmente, a Raízen possui cinco plantas de E2G em construção, de nove anunciadas – a primeira está em plena operação em Piracicaba (SP) – e uma trilha de 20 unidades focadas no produto até 2030. A estimativa é que cada planta tenha uma capacidade de produção de 82 milhões de litros e CAPEX de R$ 1,2 bilhão por unidade.

Com as projeções da demanda mundial de biocombustíveis na ordem de crescimento de 3,3 vezes até 2050, a Raízen reforçou a aposta na cana-de-açúcar como a melhor solução para a transição energética. A empresa também está de olho nos “combustíveis do futuro”, participando ativamente no desenvolvimento de soluções para os setores de difícil descarbonização, que buscam soluções em SAF para aviação e o biobunker para embarcações marítimas de longo percurso, como projetos de hidrogênio verde obtido a partir de etanol de cana e outras soluções.

Unificação organizacional

Em um novo momento da companhia que une a estrutura organizacional do Brasil, da Argentina e do Paraguai para os mais de 8 mil postos da marca Shell nos países, a área de Mobilidade apresentou a sua estrutura em pilares de atuação, que ressaltam o trabalho na centenária marca Shell e seus produtos e serviços, como Shell V-Power, Lubrificantes, Shell Box, Proximidade, Shell Recharge e Infraestrutura de abastecimento. Na frente de Proximidade, a companhia chegou à marca de 325 mercados OXXO, que seguem com suas aberturas de forma acelerada no país e 1.500 lojas Shell Select.

Principal serviço digital da companhia na frente de varejo, o Shell Box registrou no último ano mais de 150 mil transações/dia com resultado anual de mais de R$ 7 bilhões, além de 15 milhões de clientes. O Shell Box Empresas, plataforma voltada para gestão de frotas e de pagamentos de abastecimentos 100% digital e integrada à bomba de combustível, dobrou no último ano, com recorde de volume na plataforma.

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