Empresa iniciou operações no Brasil em uma joint venture com a extinta Cotia Trading

Redação TranspoData

Foto Penske, Divulgação

A Penske Logistics comemora, em outubro, 25 anos no Brasil. O marco vem com quatro novos clientes importantes, de diferentes setores. A empresa encerrará 2023 com crescimento de receita de dois dígitos, já impactando as operações do próximo ano, e projetando boas perspectivas com a retomada no volume de negócios dos clientes, tanto no transporte quanto na armazenagem.

O diretor-presidente Paulo Sarti assinala que, desde a chegada ao Brasil em 1998, a companhia investe constantemente em tecnologia, instalações, contratações e treinamento de funcionários. “A estratégia asset light, que aloca a maior parte dos investimentos em soluções tecnológicas, foi fundamental para nos mantermos em evidência em um mercado altamente competitivo como o de operações logísticas, com benefícios tangíveis para os clientes, como redução de custos, melhorias na gestão de estoques e aumento da competitividade em relação aos concorrentes”, afirma.

A empresa iniciou suas operações no Brasil em uma joint venture com a extinta Cotia Trading. Em 2005, a Penske comprou as ações restantes e se tornou a única proprietária do grupo. Em 2014, iniciou a implementação de seu modelo LLP (Lead Logistics Provider), o que permitiu aos clientes redução de custos de transporte.

A marca atende a todo o território nacional, empregando cerca de 1 mil funcionários, com instalações concentradas em três estados estratégicos, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e um espaço total de armazém de 340 mil metros quadrados. A empresa atua com transporte dedicado, gestão de centros de distribuição, de transportes e de fretes, logística principal e corretagem de fretes.

Este ano, a Penske investiu em um novo sistema WMS para complementar soluções de gerenciamento de cargas e está prestes a inaugurar um armazém multicliente. No espaço será possível armazenar e distribuir mercadorias de diferentes segmentos, oferecendo custos variáveis e compartilhados dependendo do volume, uma vantagem em relação àqueles que têm operações dedicadas, com custos fixos independentemente do volume.

Para Marc Althen, presidente global da Penske Logistics, que veio ao Brasil para as comemorações dos 25 anos e anúncios de conquistas, a empresa demonstrou resiliência incrível. “Apesar de todos os desafios da pandemia, continuamos a investir nos negócios, adaptando-nos às circunstâncias variáveis e mantendo um compromisso firme com funcionários, clientes e objetivos estratégicos. O esforço dedicado já se traduziu em resultados positivos”, garantiu. Sarti acrescentou que neste ano a operação atingiu uma das maiores taxas de renovação de contratos da história.

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