Decreto assinado na quinta (17/08) permitirá a instalação de modelo inédito de cobrança automática para pagamento da tarifa

Roberto Hunoff

Foto Camila Ruzzarin, MCom Comunicação, Divulgação

A Serra Gaúcha e o Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, serão as regiões com as primeiras rodovias estaduais do Brasil que contarão com sistemas de pedágios automáticos, o chamado free flow (fluxo livre, em português). Os detalhes foram apresentados na quinta-feira (17/08) pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e pelo secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Durante a solenidade foi assinada a regulamentação de implantação para utilização do modelo inédito pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). O ato marcou ainda os seis meses de atuação da empresa nas rodovias gaúchas.

As rodovias ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470 não terão mais praças de pedágio. Elas serão substituídas por pórticos de cobrança com livre passagem, que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos. O modelo já é consagrado em diversos países e no Brasil está em funcionamento apenas na rodovia BR-101 (Rio-Santos). A adoção do sistema foi autorizada pela lei federal 14.157/2021.

Entre setembro deste ano e janeiro de 2024, a CSG construirá seis pórticos ao longo dos 271,5 quilômetros de cobertura. Como se trata de outro perfil de cobrança, as localizações dos pórticos estão sendo redefinidas, porém, ficarão posicionadas em locais próximos aos apontados previamente no contrato de concessão: Carlos Barbosa (ERS-446), Farroupilha (ERS-122), Flores da Cunha (ERS-122) e Ipê (ERS-122), na região da Serra Gaúcha, e em Capela de Santana (ERS-240) e São Sebastião do Caí (ERS-240), no Vale do Caí.

O primeiro ponto a contar com free flow será na ERS-122, em local a ser definido, próximo à praça física existente no município de Flores da Cunha, que opera no km 99. A instalação do equipamento começa em setembro e a cobrança de tarifa aos usuários terá início em dezembro, com a desativação da praça física. O prazo de conclusão dos outros cinco pórticos está programado para até janeiro de 2024. O valor da tarifa do primeiro pórtico será o mesmo praticado atualmente, que é R$ 8,30. Os valores dos demais serão informados ao longo das instalações.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enfatizou que o sistema garante o fim das barreiras físicas, que interrompem o trânsito. O chefe do executivo ressaltou que o free flow ajudará para que os usuários tenham mais conforto, economia de tempo e segurança, além de redução do impacto ambiental. De acordo com Ricardo José Peres, um dos diretores da CSG, atualmente, 45% dos usuários utilizam as cobranças automáticas por meio de tags em pedágios do Rio Grande do Sul, o que demonstra a boa adesão pelo sistema de passagem rápida.

O sistema free flow oferece vantagens como agilidade, praticidade, cobrança mais justa aos usuários, assim como a diminuição da emissão de gases poluentes dos veículos parados e a redução no impacto ambiental. “As estruturas promovem harmonia com o meio ambiente, sem a necessidade de desapropriações e desmatamento de grandes áreas, o que, muitas vezes, acaba descaracterizando o entorno”, pontua Peres.

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