Unidade de Juiz de Fora faz a soldagem e pintura das estruturas destinadas aos diferentes segmentos de mercado

Redação TranspoData

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou, em agosto, o marco histórico de 250 mil cabinas de caminhões produzidas na fábrica de Juiz de Fora (MG). A unidade integra o sistema de produção de veículos comerciais da montadora, realizando a soldagem e pintura das cabinas utilizadas em todos os caminhões da marca, tanto para mercado interno e externo, como para reposição.

A conquista foi celebrada com o quadro funcional reunido em torno de uma cabina do extrapesado Actros, top de linha. A cor azul zircônio, especialmente escolhida para o evento, resultou de uma votação entre os colaboradores. “Além do alto padrão mundial de qualidade da marca, os processos adotados na fábrica têm como premissa a sustentabilidade ambiental”, afirma Herick Borges, gerente sênior de produção de cabinas da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora.

A planta de Juiz de Fora integra, desde 2012, o sistema global de produção de veículos comerciais da Daimler Truck. Atualmente, é responsável pela soldagem e pintura de todas as cabinas de caminhões Mercedes-Benz produzidas no Brasil.

A unidade se posiciona dentre as mais modernas fábricas de caminhões do mundo. Diversos benchmarkings e kaizens foram realizados para identificar os melhores métodos relacionados à fabricação. Com isso, possui uma configuração de alta produtividade e flexibilidade.

Os processos escolhidos têm como premissa a sustentabilidade, assegurando, de acordo com a montadora, o mínimo impacto ao meio ambiente. Tudo na fábrica foi planejado no sentido de minimizar, por exemplo, consumo de energia elétrica e água por unidade montada ao longo do processo produtivo.

Conceitos como kan-ban, just-in-sequence, one-piece-flow e lean manufacturing foram combinados de forma que não há estoque ou desperdício ao longo do processo fabril.

Foi estabelecido na planta um parque industrial de fornecedores, área na qual estão sediadas empresas provedoras de componentes e submontagens. O conceito possibilita aperfeiçoar a entrega de diferentes conjuntos, em forma de kits, diretamente na linha de montagem, seguindo o conceito just-in-sequence.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here