Após 10 anos como vice-presidente, Roberto Leoncini se torna conselheiro da companhia
Redação TranspoData
Fotos Mercedes-Benz, Divulgação
A Mercedes-Benz anunciou novidades na área de vendas, marketing e peças e serviços caminhões e ônibus. Após 10 anos na companhia, o vice-presidente Roberto Leoncini assumirá a posição de conselheiro dos negócios da Mercedes-Benz no país.
Leoncini, 60 anos, é formado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Negócios pela Universidade de Irvine, na Califórnia. O executivo tem MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e formação para Conselho Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Leoncini tem vasta experiência na área comercial de veículos comerciais. Iniciou sua carreira como representante distrital, passando para o atendimento a grandes frotistas, à posição de gerente, diretor de vendas e, na sequência, tornou-se responsável pela operação comercial da Scania no Brasil. Em junho de 2014, assumiu a vice-presidência de vendas e marketing da Mercedes-Benz e a posição de head de vendas no board da empresa na região.
Nesta última década, teve importante papel para a introdução das famílias Actros e Arocs, de caminhões extrapesados, no mercado brasileiro, pelo lançamento do portfólio BlueTec 6 de caminhões e ônibus, bem como pelo desenvolvimento e constante aprimoramento de todo portfólio de serviços de veículos comerciais, incluindo os digitais. É um grande impulsionador da cultura de “Ouvir o Cliente em 1º lugar”, o que se traduz pelo mantra “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, tanto dentro quanto fora da organização.
Leoncini tem engajado os times da montadora a acelerar parcerias de inovação via startups. Como exemplos, os mais de 1 mil caminhões autônomos Mercedes-Benz desenvolvidos junto à Grunner para operação no agronegócio e os caminhões autônomos da marca, preparados em parceria com a Lume Robotics, que operam em ambiente controlado na fábrica da Ypê, fabricante de produtos de limpeza e de higiene.
Com as mudanças, Jefferson Ferrarez assumirá como vice-presidente de vendas, marketing e peças e serviços caminhões e será responsável também pelas vendas de caminhões para overseas (em outros continentes) e pelo desenvolvimento da rede de concessionários. Walter Barbosa assumirá como vice-presidente de vendas, marketing e peças e serviços ônibus. Ambos farão parte do board da Mercedes-Benz do Brasil.
Uma resposta