Informação foi revelada na abertura da Busworld Europa, em Bruxelas, maior evento de ônibus no mundo

Redação TranspoData

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da própria marca, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40), MobiBrasil (oito) e Sambaíba (duas), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos deverão entrar em operação no início do próximo ano. “A entrega desse expressivo volume de ônibus elétricos representa o novo marco de progresso na entrada da empresa na era da eletromobilidade no país”, definiu Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Dona da maior frota da cidade de São Paulo, com mais de 1 mil ônibus, a Viação Metrópole Paulista receberá um lote de 40 unidades. “O investimento em renovação de frota é uma importante premissa da empresa. Agora, passaremos a substituir veículos mais antigos pelos elétricos, seguindo a Lei Municipal de Mudanças Climáticas, dando contribuição à descarbonização e proteção ambiental”, afirma Roberto Abreu, vice-presidente da empresa, que atua na Zona Leste e na Zona Sul. Em parceria com a Mercedes-Benz, a operadora realizou testes com o eO500U num percurso pelas vias da cidade em meio ao tráfego.

Com cerca de 560 ônibus na frota, quase a totalidade Mercedes-Benz da linha O500, entre Padron, articulados e superarticulados, a MobiBrasil receberá suas primeiras oito unidades do eO500U. “A expectativa é grande, tanto em tecnologia, quanto em autonomia do ônibus elétrico da marca. Os novos veículos entrarão em operação no início de 2024, começando pelas linhas mais curtas para os ajustes finais e adaptação dos motoristas, como também do pessoal de manutenção. A ideia é que as mulheres sejam as primeiras a conduzir os ônibus elétricos”, afirma Manoel Marinho, diretor executivo da empresa.

O ônibus elétrico está sendo produzido na planta da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, que utiliza modernos conceitos da Indústria 4.0. O chassi eO500U foi desenvolvido para a realidade brasileira e latino-americana. Ele foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos. “Reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o nosso chassi de ônibus urbano elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, informa Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus.

O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil. E a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção, motores elétricos, eixos e outros itens.

No contexto de serviços inovadores, a marca está dando novos passos na consolidação do FleetBus, solução exclusiva de telemetria e conectividade para gestão de frota das empresas de ônibus. “A primeira operadora a contar com o FleetBus em sua rotina operacional introduziu a solução em agosto”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus.

Em outubro serão entregues o usuário e a senha da segunda empresa. “A ideia é conectar outras quatro empresas até o final de outubro, totalizando seis clientes e algo em torno de 50 ônibus com os serviços do FleetBus”, projeta. O serviço 4.0 permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Disponível para todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários, a ferramenta chegou ao mercado com monitoramento e disponibilização de informações em tempo real.

Em exposição na Europa

O Mercedes-Benz eO500U fez sua estreia na Europa. O modelo é destaque no estande da Daimler Buses, na Busworld Europa 2023, maior evento do setor no mundo, que segue até quinta-feira (12/10), em Bruxelas, capital da Bélgica. “A Daimler Buses está muito satisfeita em trazer para a Busworld Europe o chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz do Brasil”, afirmou Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses.

O Brasil segue sendo o maior mercado de ônibus da companhia. Essa importância é acentuada pelo fato de a Mercedes-Benz do Brasil ser o Centro Mundial de Competência da Daimler Truck para o desenvolvimento de chassis de ônibus. “Queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros. Passaremos a adotar uma estratégia de tecnologias alternativas de propulsão, com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final desta década”, ressaltou.

Na feira, a Daimler Buses apresenta outras novidades. Dentre elas, o Intouro, modelo intermunicipal híbrido, e o eCitaro em três versões: totalmente elétrico com célula de combustível, com a nova geração de baterias NMC3 e o modelo G movido a célula de combustível. Nos rodoviários, a novidade é o Tourismo da Mercedes-Benz.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here