Veículo está exposto até 25 de setembro na IAA Hanover 2022, na Alemanha

Roberto Hunoff

Crédito: Marcopolo, Divulgação

A Marcopolo, em parceria com a Sinosynergy, Feichi Bus e Allenbus, participa do projeto de desenvolvimento de um ônibus rodoviário movido a células de combustível de hidrogênio. O projeto em fase de homologação está sendo apresentado na IAA 2022, um dos maiores eventos internacionais de veículos comerciais, que ocorre em Hanover, na Alemanha até 25 de setembro.

A Marcopolo desenvolveu a carroceria do ônibus, do modelo Audace 1050, produzida em sua unidade na China. A Sinosynergy, fornece a parte central da tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento fuel cell, e a Feichi Bus/Allenbus fornece o chassi de célula de combustível. As empresas já produziram dois veículos protótipos. Um será exposto na IAA 2022 e o outro está na China, onde vem sendo submetido a testes para homologação.

O Audace movido a hidrogênio tem PBT de 19 mil kg, capacidade para transportar 53 passageiros e autonomia de até 600 quilômetros. O modelo apresentado tem 12.000mm de comprimento total, mas o ônibus será oferecido nas opções de 11.900mm a 12.600mm, largura de 2.480mm e distância entre eixos de 6.100mm a 6650 mm. Possui motor Danfos, síncrono de ímã permanente, com potência nominal de 143 kw (pico de 235 kw) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias fuel cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw, quatro tanques de hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (lítio ferro).

É equipado ainda com transmissão Editron AMT de quatro velocidades, eixo dianteiro independente ZF RL82EC e traseiro motriz ZF AV133, caixa hidráulica ZF THP90, sistema de suspensão pneumática Knorr e freios Knorr, com uma série de componentes de segurança. O Audace desenvolvido pela parceria das empresas também será produzido com opção de powertrain elétrico puro, com baterias de energia: CATL, LiFeO de 423 kwh, com 12 packs e autonomia de até 400 quilômetros em condições urbanas.

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