M-B supera 100 mil chassis OF 1721 vendidos no Brasil

Foto Mercedes-Benz,
Divulgação

Mais de 120 mil unidades do modelo foram produzidas na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP)

A Mercedes-Benz do Brasil comemora o volume de 100 mil chassis OF 1721 vendidos no país, o que corresponde a cerca de 85% das unidades do modelo produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Em torno de 20 mil foram destinadas ao mercado de exportação.

O modelo teve sua primeira versão comercializada entre 1998 e 2004, sendo campeão de vendas do mercado em todos esses anos. Entre 2005 e 2011, com a entrada em vigor da norma Euro 3 no Brasil, foi substituído pelo OF 1722. A partir de 2012, já na atual versão Euro 5, voltou a receber a denominação OF 1721, dando sequência à liderança nas vendas no País desde então. “Desde que foi lançado, há 23 anos, é o best-seller do mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos. De cara, conquistou a preferência dos clientes do transporte coletivo urbano e de operações rodoviárias e de fretamento”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Os 100 mil chassis OF 1721 emplacados no Brasil significam média de aproximadamente 4.350 unidades por ano. O modelo contribui de forma importante para o êxito da linha OF de ônibus Mercedes-Benz com motor frontal, que chegou aos 50 anos em março. Ao longo dessas cinco décadas, foram emplacados mais de 256 mil modelos OF no mercado brasileiro, com produção total de cerca de 310.000 unidades.

Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM 924 LA de quatro cilindros, que oferece potência de 208cv a 2.200rpm e torque de 780Nm de 1.200 a 1.600rpm. Além da configuração com suspensão metálica, o OF 1721 é oferecido com a opção pneumática.

Entre os itens de série do OF 1721, incluem-se exclusivo freio-motor Top Brake, sistema de freio ABS, caixa de mudanças G 85 de seis marchas com radiador de óleo, polia adicional para ar condicionado e conexão para extração de dados de telemetria. A lista de opcionais conta com itens como tacógrafo digital e retarder.

O OF 1721 também vem equipado, de série, com o EIS – sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – quatro minutos, por exemplo – sem que o motorista acelere ou acione o freio de serviço, o sistema automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada.

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