Veículo será empregado em serviços de fretamento no interior paulista.
Saindo apenas das aplicações urbanas às quais normalmente é utilizado, agora ônibus elétricos vão se aventurar também em distâncias maiores como em fretamentos. A JSL, uma das maiores operadoras logística do Brasil, vai começar a testar o modelo elétrico D9F, da chinesa BYD, encarroçado pela Marcopolo, em serviços no interior de São Paulo.
O modelo tem 12,9 metros de comprimento, autonomia de aproximadamente 250 km e recarga total da bateria em até quatro horas. O veículo será utilizado no transporte de colaboradores de clientes de serviços de fretamento, em rotas que abrangem as cidades de Indaiatuba, Sorocaba e Suzano, no interior de São Paulo.
Segundo a BYD, um ônibus que roda 72 mil km em um ano pode evitar, em média, a emissão de 164 toneladas de CO² na atmosfera no mesmo período. “Nossa intenção é investir progressivamente em uma frota movida a eletricidade, seguindo nosso plano de diminuição de emissões dos gases de efeito estufa”, explica Ramon Alcaraz, CEO da JSL. “Estamos comprometidos na construção de uma economia de baixo carbono, que é também uma meta dos nossos clientes”.