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Iveco começa a testar caminhões movidos a gás

Para o desenvolvimento da estratégia a montadora criou o programa Brasil Power Natural

Roberto Hunoff

Crédito: IVECO, Divulgação

Com aporte de R$ 60 milhões, a IVECO inicia o desenvolvimento de produtos com tração alternativa. Para tanto, apresenta o programa Brasil Natural Power com a missão de criar um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos. A iniciativa visa atender as peculiaridades operacionais do transporte no Brasil e tem início pela utilização do gás natural e do biometano.

O pontapé inicial da montadora será por meio da venda assistida de 20 unidades para operações que serão monitoradas em grandes transportadores até 2023 do caminhão Hi-Way NG 6X2 600S46T, movido a gás natural pelo motor Cursor 13 de 460 cv de potência da FPT Industrial. Os caminhões que participam do programa, que demandou 70 mil horas de desenvolvimento, têm a melhor relação potência/economia do segmento, autonomia de até 500 quilômetros e validarão, do ponto de vista do cliente, em missões reais e diversificadas, a experiência do transportador e do motorista com a performance dos veículos.

A operação é realizada em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas. Também são parceiras a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, intermediando a relação com a rede de distribuição para promover a expansão da infraestrutura do gás natural no Brasil; a ZF, com a produção da transmissão que equipa os caminhões; e a Bosch, que reunirá os dados do veículo e utilizará a informação como parâmetro para, em conjunto com a montadora, implementar melhorias na versão de produção em série do produto, baseado nas missões reais monitoradas.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina, afirma que, a princípio, o Brasil Natural Power terá o gás natural e o biometano como base, mas destaca que outras opções de propulsão já estão sendo analisadas para o futuro. “A IVECO aposta no gás como uma alternativa viável no curto prazo para a redução de poluentes e com TCO atrativo para o transporte de cargas e pessoas. Já temos essa tecnologia consolidada, e ela servirá como ponte para os próximos passos do programa”, reforça.

A IVECO tem ampla experiência na utilização do gás natural em seu portfólio. Na Europa, são aproximadamente 35 mil veículos da marca rodando com o combustível e, na América Latina, dois mil.

A montadora se destaca como a primeira na Argentina a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC), com a licença LCM (Model Configuration License) para o Tector 160E21. Também foi a primeira a entregar 100 unidades do Stralis NP Cursor 13 GNC para a NRG Argentina SA, fornecedora de areia de fratura para a indústria petrolífera.

No Chile, destaque para a empresa de transporte San Gabriel que adquiriu 35 unidades do Stralis NP GNL 4×2 Euro VI. Na Colômbia, a montadora venceu a licitação da Prefeitura de Valledupar para fornecer 130 micro-ônibus encarroçados sobre o chassi modelo Daily Scudato 70C14G, CNG que atuarão no transporte local de passageiros.

 

Características do IVECO Hi-Way NP 600S46T 6×2

– Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível

– Driveline mais avançado a ser utilizado em um caminhão a gás no Brasil

– Redução de até 95% na emissão de CO² e material particulado, além de operação mais silenciosa

– Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com reflexo no aumento da autonomia

– Configurações pensadas para a realidade e aplicações das missões brasileiras

Dados técnicos

– Motor FPT Industrial Cursor 13

– Potência: 460 hp @ 1.900 rpm
– Torque: 2.000 Nm
– Torque constante: 1.100 a 1.600 rpm
– Cilindradas: 12.900 cc
– Configuração: seis cilindros em linha
– Combustível: gás natural/biometano
– Taxa de compressão: 12:1
– Normativa de emissões: Euro VI

– Entreeixos: 3.200 e 3.500 mm
– PBTC: 53 mil kg
– CMT: 60 mil kg

– CMT legal: 53 mil kg
– Tara (GNC): 9.450 e 9.500 kg
– Capacidade: 960 e 800 litros
– Autonomia: até 400 e 550 km

– Configuração: 6×2
– Pneumático: 295/80R22.5
– Rodas de alumínio
– Suspensão dianteira: 8 mil e 6 mil kg
– Suspensão traseira: 22 mil kg

– Caixa de câmbio: ZF Traxon TX 2621TD, 12 marchas, controle automatizado e direct drive

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