Ação é realizada em unidade de mineração, em Itabirito (MG), e busca fortalecer pautas de desenvolvimento sustentável

Redação TranspoData

Foto Gerdau, Divulgação

A Gerdau iniciou em setembro testes em um caminhão elétrico para atuar na operação de extração de minério de ferro em Itabirito (MG). A ação, desenvolvida na mina de Várzea Leste-Norte, está vinculada ao plano de descarbonização da empresa. Os testes que seguem até o final do ano têm o objetivo de avaliar a viabilidade de implementação da troca da frota existente para veículos elétricos nas minas da empresa. O modelo usado na operação é o caminhão SANY SKT90E, que tem capacidade de carga para 60 toneladas. O projeto sustentável é feito entre a Gerdau e as empresas Fagundes e Irmen Máquinas.

O uso do veículo elétrico tem como principal objetivo a redução de consumo de diesel e emissão de CO2. Também é mais silencioso e tem consumo de energia mais eficiente. “É a primeira vez que testamos um caminhão deste tipo e estamos satisfeitos com os resultados obtidos até o momento. Sabemos que esse é um grande passo dentro da escala industrial e está alinhado às nossas iniciativas para redução de emissões de carbono dentro das operações. Já nos primeiros dias, conseguimos obter resultados consistentes”, afirma Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau.
Desde o ano passado, a Gerdau realiza ações para contribuir com a descarbonização. Em fevereiro, assumiu o compromisso de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 de seu inventário para um valor inferior a 50% da média global da indústria do aço. Atualmente, a companhia possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,93 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço, segundo os dados de 2020 divulgados pela World Steel Association. Em 2031, as emissões de carbono da Gerdau vão diminuir para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço.
Pedro Brandão, o gerente comercial da Irmen Máquinas, representante oficial da SANY no Brasil, fabricante do caminhão, ressalta a importância da parceria com a Gerdau. “Estamos com alguns desses caminhões em atividade há pouco mais de um ano no Brasil. Na operação da Gerdau, tivemos uma grata surpresa, pois o perfil é muito favorável para o equipamento e conseguimos a maior autonomia de bateria, chegando a dez horas e meia em média. Resultado surpreendente e positivo, aumentando a produtividade com bastante segurança”, comemora.

Samira Cássia Ventura é a motorista que está realizando o teste com o caminhão elétrico. Colaboradora da Fagundes, ela está animada com os resultados obtidos até o momento. “Está sendo uma honra contribuir para a melhoria dos resultados, não só da Fagundes, mas também da Gerdau. É produzir com qualidade, cuidando também do futuro do planeta”, destaca.

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