Evento é o considerado o mais importante do mundo no segmento de ônibus

Redação TranspoData

Foto Arquivo Internet

A partir deste sábado (07/10), até a quinta (12), em torno de 500 expositores estarão revelando suas novidades aos esperados 40 mil visitantes na Expo Bruxelas, a edição 2023 da Busworld Europa, considerado o maior evento global da indústria do ônibus. Os principais fabricantes, fornecedores, operadores de transporte e representantes de governo de todo o mundo vão apresentar, discutir e propor soluções para o contínuo desenvolvimento da mobilidade, rumo à meta de zero emissão e sustentabilidade.

Grandes companhias da indústria mundial de ônibus estarão presentes. As tradicionais empresas europeias, como Van Hool, Daimler, MAN, IVECO Bus, VDL, Scania, Irizar, Ebusco e Solaris, ao lado da brasileira Marcopolo; Otokar, Anadolu Isuzu e Karsan, da Turquia; MCV, do Egito; e JBM, da Índia. A indústria brasileira de autopeças é representada pela Braslux e Sinalsul, ambas sediadas em Caxias do Sul. As empresas expositoras têm origem em 39 países.

Após um intervalo de quatro anos, o evento volta a ser realizado e os pontos centrais serão as novas tecnologias de eletrificação, tanto para ônibus urbanos quanto para os rodoviários, e toda a nova rede de serviços e suporte que precisa ser criada e implementada para que o processo de descarbonização do transporte rodoviário aconteça efetivamente. “Esta edição marca a recuperação e demonstra a resiliência da indústria do ônibus mundial frente a tantos desafios, sobretudo a descarbonização do transporte e a digitalização para uma mobilidade eficiente. Acreditamos que será a melhor edição já realizada”, comenta a diretora da Busworld Europa, Mieke Glorieux.

Além dos inúmeros novos lançamentos em termos de produtos, com veículos elétricos de todos os tamanhos e desenvolvidos para as mais diversas aplicações e condições, a indústria vem investindo e trabalhando muito forte para superar os maiores desafios existentes. Dentre eles, o elevado custo de aquisição dos modelos eletrificados, as soluções para recarga e abastecimento dos veículos, toda a infraestrutura necessária e subsídios para que os operadores possam substituir mais rapidamente os ônibus movidos a combustíveis fósseis pelos de fontes renováveis.

Na visão dos especialistas, o ônibus continua a ser a solução mais flexível, eficiente e de rápida e “barata” implementação para o transporte de passageiros, integrando o futuro da mobilidade em todos os mercados do mundo. Por isso, a realização de diferentes conferências, como a EU ZEB (European Zero Emission Bus Conference), e a Digital Mobility Solutions Conference, nos dias 12 e 11, respectivamente, para envolver os decisores políticos, operadores e fabricantes, e facilitar a troca de conhecimento e ajudar na sua transição para uma mobilidade com emissões zero nas diferentes regiões do mundo.

A quinta edição da Conferência Europeia de Ônibus com Emissões Zero vai discutir a descarbonização de toda a indústria e como realizá-la. A Conferência de Soluções Digitais de Mobilidade abordará as inovações digitais aplicadas nas operações de ônibus, inclusive via telemática, direção automatizada, serviços autônomos, gestão inteligente de energia e os conceitos de mobilidade da próxima geração, dentre outros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here