Chile inicia testes com ônibus elétrico da Marcopolo

Veículo circulará em diferentes áreas urbanas da capital Santiago

Redação TranspoData

Créditos: Marcopolo, Divulgação

A Marcopolo iniciou neste mês a operação do ônibus 100% elétrico Attivi, em Santiago do Chile. A iniciativa está alinhada com a estratégia de eletromobilidade da companhia, com sede em Caxias do Sul (RS), para ampliar a presença nos mercados mais avançados na eletrificação, com a formação de parcerias estratégias para o fornecimento de chassis. De acordo com André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais, de Operações Comerciais e de Mercado Externo da fabricante, o ônibus circulará por diversas áreas urbanas da capital chilena para que os operadores possam avaliar o desempenho em trajetos utilizados pelos ônibus convencionais movidos a diesel.

O modelo Attivi desenvolvido para o Chile possui 12 metros de comprimento e chassi low entry equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.500 Nm, eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar ZF, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350 kwh e autonomia entre 230 e 280 k, dependendo das condições de utilização. Tem capacidade para 91 passageiros, dos quais 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça.

Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com ar-condicionado Valeo Revo E, incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço para cadeira de rodas e assento preferencial para PCDs, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.

Como parte da sua estratégia ESG, a Marcopolo, líder no fornecimento de ônibus para o sistema de transporte urbano RED Movilidad de Santiago, anunciou recentemente o início da produção do Attivi integral no Brasil. “Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e a companhia está presente em diferentes mercados, com parcerias estratégicas para prover as melhores soluções para cada país”, enfatiza Armaganijan. A Marcopolo tem mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *