Transportadora projeta faturamento de R$ 510 milhões para o ano
Redação TranspoData
Foto Cargolift, Divulgação
A Cargolift Logística, transportadora curitibana com 30 anos de experiência no setor, consolidou receita bruta de R$ 248,4 milhões no primeiro semestre deste ano, alta de 31% sobre igual período de 2023. Para o exercício, a expectativa é de crescer 26% em relação ao ano passado, somando R$ 510 milhões. Em 2023, a empresa teve faturamento de R$ 402,8 milhões, aumento de 10,5% sobre 2022.
O lucro líquido da empresa também tem se comportado de forma positiva. No semestre, o valor é de R$ 17,3 milhões. Em todo o ano passado, o resultado de R$ 35,4 milhões foi 63% acima de 2022.
Fundada em 1994 por Markenson Marques, atual CEO, a Cargolift dispõe atualmente de 13 filiais espalhadas por sete estados, em uma operação que conta com pontos de armazenagem e frota própria com mais de 600 veículos. Com investimento em tecnologia e sustentabilidade, a operação tem como foco a atuação em pontos estratégicos da malha logística do país. “Decidimos focar os negócios de transporte e armazenagem nas regiões onde já temos fluxos operacionais, ao invés de querermos atender o Brasil inteiro. Ao concentrarmos, conseguimos otimizar os ativos já existentes nessas regiões, aumentando a produtividade da frota e gerando volume de emissões de poluentes muito menor”, ressalta.
Tecnologia aliada à sustentabilidade
Segundo a empresa, as operações responsáveis por alavancar esse crescimento, especialmente no último ano, foram os serviços de armazenagem, que cresceram 18%, e o de transporte voltado ao e-commerce, com 250,8%. De acordo com Markenson Marques, o principal propulsor da lucratividade da Cargolift reside no constante aprimoramento tecnológico. “Temos investido fortemente desde 2018, quando destinamos recursos para o desenvolvimento de uma startup que produziu uma plataforma colaborativa de logística”, ressalta.
Com a plataforma, segundo Marques, os caminhões andam a maior parte do tempo carregados, reduzindo os deslocamentos vazios, melhorando com softwares a saturação das cargas nos veículos. “Isso faz com que os clientes paguem menos e a Cargolift tenha uma performance melhor”, ressaltou.
Desenvolvida pela Matrixcargo, spin-off da Cargolift, a plataforma colaborativa atua como um otimizador logístico digital do transporte rodoviário de cargas. Atualmente, a solução é comercializada no mercado de maneira independente, mirando em transportadoras/embarcadores e motoristas, conectando-os por meio de uma plataforma que realiza a gestão das viagens, utilizando inteligência artificial e geolocalização para oferecer rotas mais otimizadas, evitando deslocamentos vazios e agilizando a comprovação das entregas, entre outras funções.
Com o uso da plataforma, a Cargolift conta atualmente com uma operação duas a três vezes mais eficaz onde há o apoio da inteligência artificial, realizando, em segundos, tarefas que antes levavam até 54 horas, como é o caso da comprovação de entregas pelos motoristas, feita agora de forma digitalizada. Incluído o que está programado para o orçamento da empresa neste ano, o total investido no desenvolvimento, implementação e aprimoramento constante da solução soma cerca de R$ 18 milhões.
O impacto ambiental também é uma preocupação da empresa, que possui o programa Eco Cargolift voltado à sustentabilidade, o qual, desde 2018, mede as emissões de carbono. Com as otimizações propiciadas pela tecnologia, a empresa conseguiu evitar a emissão de 7.800 toneladas de CO2. “Os resultados já começaram a aparecer e estamos otimistas que serão ainda melhores nos anos seguintes”, pontua Marques.