Programação ocorrerá entre 24 e 26 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo

Roberto Hunoff

Foto Eletra, Divulgação

Cancelado em 2021 em função da pandemia da covid-19, o Congresso Arena ANTP retorna neste ano, com programação para o período de 24 a 26 de outubro, no Pavilhão B do Transamérica Expo Center, em São Paulo. Considerado o maior evento brasileiro sobre mobilidade urbana e transporte coletivo, reunirá 50 expositores que apresentarão produtos e serviços para um público esperado de 3,5 mil visitantes. Na área de 6 mil metros quadrados também ocorrerá o congresso para discutir propostas e soluções. A iniciativa é da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Com uma programação diversificada, o evento terá a presença de dezenas de painelistas dentre profissionais, especialistas, autoridades e estudiosos. Os debates abordarão desde investimentos em novos modais e em tecnologias pensadas para o transporte público coletivo até propostas de soluções de trânsito, preservação do meio-ambiente e segurança viária, trazendo ainda exemplos de mudanças que melhoraram as experiências de deslocamentos da população em diferentes locais.

Temas como descarbonização e infraestrutura para o transporte urbano de passageiros dividirão espaço simultaneamente com outros, como mobilidade ativa, raça e gênero na mobilidade urbana, experiências exitosas de governança metropolitana e financiamento para a indústria nacional, com a presença de representantes do BNDES, BID e Banco Mundial. Também ganhará espaço o Marco Legal para o transporte público coletivo nas cidades brasileiras, tema que centraliza as atenções das empresas e prefeituras no Congresso Nacional. O resgate do transporte ferroviário de passageiros terá foco com a discussão da política nacional para o setor e apresentação do projeto do Trem Intercidades São Paulo a Campinas. Informações detalhadas estão disponíveis em https://www.arenaantp.com.br/.

Novidades em exposição

Crédito: Foto Caio, DivulgaçãoA Caio colocará em exposição o eMillennium, carroceria desenvolvida com tecnologia nacional exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. Traz lanternas modulares em LED, que podem ser usadas em ambos os lados, além de para-choques dianteiro e traseiro tripartidos, que facilitam a reposição e manutenção das peças. A central elétrica tem seu espaço otimizado para acomodar os componentes, facilitando a organização e averiguações necessárias. O veículo é equipado com itens em polímero, material 100% reciclável. O salão interno é mais amplo, com poltronas ergonômicas, estofadas com material de fácil limpeza e manutenção.

A Busscar, controlada da Caio, investirá no Vissta Buss 365, lançado no primeiro semestre deste ano. O modelo, indicado para viagens de médias e longas distâncias, compõe a nova família NB1 Busscar. O Vissta Buss 365 possui conjunto óptico de iluminação dianteira e faróis em full LED, iluminação lateral e retrovisor com desenho aerodinâmico e de maior visibilidade. Conta com bagageiro mais amplo e conjunto óptico de iluminação modular individualizadas. O salão interno tem acabamento superior, com novo conceito de composição de passadeiras entre o corredor e a área da poltrona. As poltronas com novo revestimento são equipadas com USB smart plug e cinto de segurança retrátil.

A Eletra fará a exposição de quatro dos principais modelos de sua nova linha de ônibus elétricos. São eles e-Bus 10m, e-Bus 12,1m, e-Bus 12,8m (Padron) e e-Bus 15m. Todos inteiramente produzidos no Brasil com tecnologia nacional, inclusive as baterias. O destaque é o e-Bus 10m (Midi), piso alto, que será exposto ao público pela primeira vez. O modelo faz parte de um conjunto de seis novos ônibus elétricos que a empresa lançou este ano.

Os ônibus elétricos da marca já circulam em algumas das principais capitais do país, como São Paulo, Salvador, Vitória e Goiânia, além de cidades como São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Guarujá e Sorocaba, dentre outras. Dos 270 ônibus elétricos que operam em São Paulo, 250 foram produzidos pela Eletra – 201 trólebus e 49 veículos a bateria.

O Attivi Integral, primeiro modelo de ônibus 100% elétrico desenvolvido e produzido pela Marcopolo, é o destaque da marca na 22ª edição do Congresso de Mobilidade Urbana – Arena ANTP 2023. O modelo, que pode ter até 12.950mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 385kW e torque de 2.800 Nm, eixo dianteiro Dana e eixo traseiro Meritor, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 398,6 kWh e autonomia entre 250km e 280km (dependendo das condições de utilização).

Tem capacidade para 79 passageiros, sendo 28 sentados em poltronas encosto alto, espaço reservado para dois PcD e assentos preferenciais, iluminação interna e faróis e sinaleiras traseiras em LED, e cabine de separação para o motorista. Dispõe de três portas do lado direito, na dianteira, entre eixos e traseira, sendo o acesso para a cadeira de rodas na porta entre-eixos. Para comunicação externa, estão instalados itinerários eletrônicos frontais, laterais e traseiro.

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