Por Roberto Hunoff
Fotos TranspoData, Divulgação
Os avanços tecnológicos no transporte rodoviário de cargas estão colocando os caminhões e os implementos rodoviários de produção nacional em patamar de qualidade similar, e em alguns casos superior, aos grandes fabricantes mundiais. As soluções estão sendo desenvolvidas em ritmo bastante rápido e várias têm caráter de ineditismo global, servindo de base para adoção de diretrizes pelas matrizes das marcas baseadas no Brasil.
No centro dos desenvolvimentos está a contínua busca de maior competitividade, visando melhor rentabilidade aos negócios, condição que descortina horizontes positivos em toda a cadeia. Tem sido dada ênfase à transmissão e motorização para aumentar a capacidade de carga e da segurança veicular, a redução no consumo de combustível, o conforto ao motorista e a proteção ao meio ambiente. Equipamentos associados, como baterias, pneus, filtros, suspensões e freios, dentre outros, seguem a mesma direção, resultando num conjunto eficiente de operação.
Avança em ritmo rápido a incorporação da eletromobilidade e dos veículos autônomos, ainda que estes restritos a operações segregadas, mas mostrando expansão com a aceitação pelo mercado. Alinhadas a estes avanços, montadoras e implementadoras atuam focadas em materiais mais leves, porém mais resistentes, para elevar a capacidade de carga dos veículos, item de peso fundamental na melhoria da rentabilidade das operações.
Confira os vencedores do bloco “Tecnologia” do Prêmio Top of Mind do Transporte 2023.
A Cummins mostra sua força nos mais variados mercados, atuando em mais de 190 países. A companhia oferece suporte, confiabilidade e uma gama diversificada de produtos como motores, filtros, turbos, soluções de emissões e geradores de energia, além de serviços e suporte pós-vendas. A Cummins é hexacampeã na categoria Motor, com 36% dos votos validados.
“A Cummins vai seguir sempre investindo em tecnologia para que a gente possa apoiar os caminhoneiros e todos aqueles que operam no nosso setor automotivo. Há uma mudança climática que está presente no nosso dia a dia e para isso precisamos de tecnologias diversas para chegar à descarbonização, completa. Então vamos precisar de tecnologias diferentes, como gás natural, bio metano, até chegar à questão de veículos movidos a hidrogênio, onde você tem emissão zero de carbono.”
A Prometeon traz a experiência de mais de 100 anos da Pirelli para compor seu portfólio. A empresa foi a vencedora na categoria Pneu com 38% dos votos. Atualmente, a empresa desenvolve progressivamente uma abordagem multimarca e multiproduto, ampliando sua experiência tecnológica.
“Para nós da Prometeon esse reconhecimento é muito importante, é o coroamento do trabalho árduo de toda a equipe. Ser reconhecida como marca mais lembrada, quando o assunto é pneus, para quem comercializa algumas das mais importantes marcas, como a Pirelli, vem de encontro com nossas estratégias em oferecer produtos de alta performance, visando o menor custo por quilometro e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente com a menor resistência ao rolamento do mercado, diminuindo a emissão de gases.”
Referência em reboques e semirreboques , a Randon conquistou o prêmio na categoria Inovação Tecnológica com a Linha Hybrid R, carreta eletrificada que tem a promessa de transformar caminhões convencionais em híbridos. O melhor: poderá reduzir o consumo em até 25%, oferecendo ainda a alternativa de ser recarregada por energia solar.
“O prêmio na categoria inovação tecnológica foi uma grata surpresa, e que fortalece nossa crença de projetos inovadores que vão mudar o amanhã. A Linha Hybrid R é um eixo auxiliar de tração elétrica que desenvolve a capacidade ao semirreboque. Um produto inovador, não só pela redução de combustível, mas pelo que representa em ganhos de eficiência.”
A Mann+Hummel, oferece um portfólio abrangente de filtros com qualidade 100% original para o mercado de reposição automotiva, venceu na categoria filtros, estando presente em 30% as respostas da pesquisa.
Uma das maiores produtoras mundiais de peças automotivas, a empresa ZF, pela sexta vez vence na categoria transmissão sendo lembrada por 84% dos entrevistados.
A Omnilink, empresa que oferece soluções para gerenciamento de risco, gestão de frotas, rastreamento de veículos, entre outros, venceu na categoria Telemetria, na estreia da categoria na premiação com 70% dos votos.
Na categoria, recapagem a Vipal Borrachas, que é referência mundial em produtos para reforma de pneus e líder de mercado na América Latina, foi citada em 35% das pesquisa, conquista o prêmio pela primeira vez.