Sobre o chassi modelo D11B, de 22 metros, foi montada uma carroceria Attivi Express

Roberto Hunoff

Foto Marcopolo, Divulgação

Em parceria, a BYD e a Marcopolo testam, até 30 de maio, em Curitiba (PR), um ônibus articulado 100% elétrico no modelo D11B. O modelo de 22 metros de comprimento tem carroceria Marcopolo Attivi Express, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes.

Os ônibus elétricos oferecem uma série de vantagens aos passageiros e ao meio ambiente. São completamente silenciosos e não poluentes, com zero emissão de carbono. O modelo D11B tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, e capacidade para 170 passageiros. Durante o teste, será avaliada a viabilidade técnica e operacional do veículo. “Um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO² ao ano, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.

A BYD está instalada no Brasil há nove anos, com fábrica em Campinas (SP), com capacidade de produzir 2 mil chassis de ônibus elétricos ao ano. “Estamos prontos para atender ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, com ônibus que ofereçam conforto, segurança e economia ao operador”, afirma Von Schneider. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar a até seis vezes menos do que um movido a diesel.

Para João Paulo Pohl Ledur, diretor de estratégia e inovação digital da Marcopolo, os benefícios ambientais dos veículos elétricos são fundamentais para a popularização do modelo em todo o mundo. “Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas”, afirma Ledur.

O modelo Attivi Express tem carroceria urbana articulada, desenvolvido para modelos de chassi de propulsão elétrica que circulam em corredores troncais de médias e grandes cidades. É equipado com iluminação externa em faróis em full LED e os espelhos retrovisores foram substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão, eliminando eventuais pontos cegos nas laterais do veículo, facilitando as manobras dos motoristas e aumentando a segurança no trânsito.

A Marcopolo inseriu outros itens inéditos no Attivi Express, como o sistema de entretenimento para passageiros, com monitores instalados no teto, rádio e alto-falantes internos, sistema de monitoramento, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas para cadeirantes. Também vem dotado de portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento que, ao encontrar um obstáculo, realiza automaticamente a sua reabertura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here