No segmento mais competitivo do País, Volvo lidera com modelo VM mas Volks tem cinco modelos entre os 10 mais vendidos
Mauro Cassane
Imagem, Divulgação
O segundo segmento mais importante e volumoso do mercado brasileiro de caminhões vem ganhando ainda mais musculatura. Os semipesados representaram 28,61% das vendas em 2023 e, no ano passado, ganharam 0,61% extra, chegando a 29,22%. Isso representa mais semipesados vendidos ano passado.
Emplacados o volume total bateu 35.650 caminhões, com média de quase 3 mil unidades por mês. Este segmento é altamente competitivo e a briga, no ano passado, ficou entre as marcas Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A DAF chegou a emplacar seu modelo CF 310 entre os 10 mais vendidos. Mas chama atenção a Scania, que até que brigava bem com seus modelos da Família P nos anos anteriores. Porém, em 2024, ficou de fora do ranking dos 10 mais vendidos.
Com competição muito mais acirrada, esse segmento não tem hegemonia de nenhuma marca mas o Volvo VM lidera com mais de 11%. Seguido de perto pelo Mercedes-Benz Atego 1719 com pouco mais de 8%. Os resultados são do ano passado e os volumes de ambos, são 4.026 e 2.921 respectivamente. Nota-se que os VM, da Volvo, estão com mais de 1 mil unidades à frente do Atego.
Na terceira posição, muito próximo do Atego, vem o VW Constellation 26.260, com 2.843 emplacamentos e share de 7,97% deste segmento. Nas quarta e quinta posições, a briga entre Volks e Mercedes fica ainda mais dura: a Mercedes colocou o Atego 2429 em quarto no ranking e a Volks ficou com o VW Constellation 17.210 na quinta com participação no mercado, respectivamente, de 7,29% e 7,20%. Briga dura.
Dos 10 mais vendidos neste segmento, a VW, embora não seja a campeã de vendas, é a campeã em modelos no ranking: são cinco modelos entre os 10 mais vendidos. Ou seja, na somatória, considerando ranking por família de caminhão, o campeão seria, sem dúvida, os caminhões da Família Constellation (veja nesta edição análise sobre o domínio da Volks no mercado de caminhões do Brasil).
Neste segmento, o décimo modelo do ranking dos mais vendidos, o VW Constellation 27.260, teve 1.455 emplacamentos. Por isso é uma briga de gigantes que disputam volumes acima de mil unidades. Considerando apenas modelos mais vendidos neste segmento, a Volks é, sem dúvida, a grande campeã. Em segundo lugar ficam Volvo e Mercedes-Benz, com dois modelos entre os 10 mais vendidos cada uma. E, por fim, da DAF com o CF 310, marca que, neste segmento, superou a Scania.