Companhia aérea adicionou 230 toneladas oferecidas semanalmente aos clientes exportadores do Brasil
Redação TranspoData
Foto LATAM, Divulgação
A LATAM concluiu nova expansão de suas operações de cargas a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Em novembro, a companhia ampliou em 38% a frequência de voos de passageiros para diversos destinos chave na Europa, África e Estados Unidos, quando comparado com outubro. Na prática, foram adicionadas 230 toneladas de capacidade de cargas oferecidas semanalmente aos clientes exportadores do Brasil.
Com a ampliação, a LATAM terá condições de transportar uma maior variedade de produtos brasileiros para mercados chave. “Ao aumentar as frequências e os destinos, estamos conectando o Brasil ao mundo de maneira mais eficiente e direta. Isso beneficia não apenas os exportadores brasileiros, mas também empresas de todo o mundo que buscam acessar os produtos e serviços de alta qualidade que o Brasil oferece”, comenta Claudio Torres Faini, diretor comercial para a América do Sul do LATAM Cargo Group.
Os voos de Guarulhos para Lisboa (Portugal) passaram a contar com duas frequências diárias, exceto às quartas-feiras, que segue com uma. As rotas para Milão e Roma (Itália) também receberam incremento, com o acréscimo de uma frequência semanal em cada uma. Essas expansões permitirão o transporte de maiores volumes de frutas brasileiras, como manga, mamão, limão, figo e abacate, para os principais mercados consumidores da Europa.
Também ampliou a oferta para a África, com uma frequência adicional na rota Guarulhos-Joanesburgo, totalizando quatro voos semanais. Essa expansão permitirá atender à crescente demanda de transporte de carga geral e ovos incubáveis, consolidando a posição de única companhia aérea brasileira com voos diretos para a África.
Houve ainda aumento nas frequências entre Guarulhos e Orlando (Estados Unidos), passando a sete voos semanais. Entre Guarulhos e Los Angeles serão quatro voos semanais. Essas ampliações permitirão o transporte de pescados e frutas para o mercado norte-americano.
Crescimento no terceiro trimestre
A carga internacional transportada pelos operadores da LATAM a partir do Brasil manteve crescimento consistente ao longo de 2024. De julho a setembro, o aumento foi de 33% em relação ao mesmo período de 2023, reforçando a liderança da divisão no mercado de carga internacional no País. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil, foram transportadas mais de 53,1 mil toneladas entre o Brasil e o exterior, comparado a 40 mil toneladas no terceiro trimestre de 2023.
O grupo já havia inaugurado três novas rotas cargueiras internacionais: Miami-São José dos Campos (com três voos semanais), Miami-Brasília e Amsterdã-Curitiba (dois voos semanais em cada), além de aumentar de duas para três a frequência semanal na rota Miami-Florianópolis, aberta em 2020. Em abril passado, iniciou uma rota inédita de carga entre a Europa e Florianópolis, com duas frequências semanais.