Fabricante de implementos rodoviários estima vendas entre 12 mil e 13 mil unidades
Roberto Hunoff
Fotos Roberto Hunoff
A Guerra, fabricante de implementos rodoviários com sede em Caxias do Sul, RS, deve fechar este exercício com vendas na casa de 10 mil unidades, respondendo por cerca de 10% a 11% do volume total estimado para o mercado nacional, que é da ordem de 90 mil veículos rebocados. Para o próximo ano, a expectativa é avançar mais 20%, com vendas entre 12 mil a 13 mil equipamentos. O mercado, por sua vez, na avaliação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Rodoviários, deve permanecer estável, na casa das 90 mil unidades.
O CEO da companhia, Ivo Ilário Riedi Filho, também confirmou investimentos de R$ 25 milhões para o próximo ano na modernização das três plantas, duas localizadas em Caxias do Sul e uma em Sumaré, no estado de São Paulo. Neste exercício, o aporte foi de R$ 60 milhões, da mesma forma em novos equipamentos, principalmente em automação. Parte do valor foi direcionado à consolidação da produção do eixo na própria fábrica, que antes era fornecido por terceiros.
Também destacou que o próximo ano será de consolidação efetiva da marca Guerra como única para todo o portfólio de produtos, estratégia iniciada em 2024. A marca Rodofort, que antes representava parte das famílias de implementos, será usada exclusivamente no segmento de pneus.
Nas exportações, a companhia investe na ampliação de mercados. Atualmente, 5% da receita têm origem no exterior, com ênfase no Paraguai e Uruguai. Com o propósito de elevar este índice para perto de 10%, a empresa investe em mercados como Chile, Peru, Panamá, Argentina, Colômbia e países africanos.
Na Fenatran 2024, a implementadora apresentou novos produtos que têm como principal diferencial conceitos de modularidade e segurança. A empresa apresentou um novo módulo traseiro de iluminação, com faces espelhadas, acabamento black piano e maior quantidade de LEDs em todas as funções, conferindo maior segurança e visibilidade.
Os segmentos graneleiro, tanque, furgão carga geral e sider também incorporam o break light de série. A empresa introduz nova iluminação lateral para aumentar a visibilidade em manobras e condições noturnas. Outras melhorias são paralamas envolventes e apara-barro anti spray. Em atendimento à resolução do Conselho Nacional de Trânsito, o sistema de freios passa a ser o EBS em todos os modelos, o que eleva a segurança do equipamento.
O novo protetor lateral, em conceito modular, é mais leve que o modelo anterior, facilitando o acesso aos componentes do chassi. Os componentes são parafusados, garantindo maior facilidade de manutenção e a possibilidade de fixação de novos itens conforme a necessidade do cliente. “Os lançamentos apresentados na Fenatran serão incorporados a todos os demais produtos da empresa e já serão entregues ao mercado a partir de 2025”, explica o CEO.
O semirreboque graneleiro 4 eixos 13,50m apresenta novas tampas com perfis no conceito parafusado, sem solda e mais leves, proporcionando maior ergonomia ao operador. O semirreboque sider 15,40m 4 Eixos foi desenvolvido para oferecer maior agilidade e melhor acomodação da carga. O equipamento segue o conceito top sider, com elevação de 300mm do teto para melhor acomodação da carga e utilização total do vão interno. O acionamento por catraca proporciona maior ergonomia e agilidade na operação.
O basculante dianteiro RT com dolly 5ª Roda tem caixa de carga construída em aço de alta resistência de 2mm, com tubo superior sem emendas. Graças a engenharia aplicada na redução de colunas na caixa de carga, o produto se posiciona como o rodotrem basculante de 70m³ com a menor tara do mercado.