Ghelere Transportes utiliza adaptação de obras clássicas para sensibilizar pessoas quanto ao uso de equipamentos de proteção individual

Redação TranspoData

Foto Ghelere, Divulgação

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, organizado a partir de mais de 900 estudos globais, mostrou que o contato com diferentes formas de arte, como música e artes visuais, pode reduzir o estresse, melhorar a concentração e prevenir transtornos mentais, como a depressão. O relatório também apontou que a arte auxilia no controle emocional, especialmente durante momentos desafiadores, fortalecendo habilidades cognitivas, emocionais e sociais.

Pensando nisso, a Ghelere Transportes, com mais de quatro décadas de atuação no setor de cargas e logística, decidiu promover o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) de forma criativa. Aproveitando a influência cultural da arte, a empresa reinterpretou obras-primas como a “Mona Lisa”, de Da Vinci, e “O Grito”, de Munch, para destacar a importância dos EPIs.

Joyce Filus, chief learning officer da transportadora, afirma que a abordagem busca reforçar o compromisso com a segurança interna e elevar os padrões de proteção em toda a indústria. “O objetivo é usar a arte para transformar a percepção sobre a segurança no trabalho, provocando uma mudança positiva e duradoura. Também é uma forma poderosa de reforçar nossa mensagem e promover um ambiente de trabalho mais seguro,” completa Filus.

A escolha dessas pinturas foi estratégica, sendo selecionadas por sua popularidade e impacto cultural, permitindo o destaque dos EPIs essenciais de uma forma visualmente marcante e divertida. “Estamos sempre buscando novas formas de comunicar a importância da segurança de maneira eficaz e memorável. Ao integrar a arte em nossa campanha, queremos não apenas educar, mas também inspirar e engajar nossos profissionais e a comunidade,” afirma. Foi assim que obras clássicas como “A Criação de Adão” de Michelangelo e “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli, ganharam capacetes, coletes refletivos, protetores auriculares, óculos e outros itens, adaptados pela designer de Cascavel, Bruna Tonial.

A capacitação quanto ao uso de EPIs é constante na empresa, que promove iniciativas relacionadas ao assunto desde o primeiro dia de seus colaboradores, além de treinamentos, palestras e outros materiais de conscientização. Comprovando a eficácia das medidas adotadas, a transportadora registrou uma média de apenas três acidentes anuais em mais de 60 mil viagens.

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