Companhia investe em modelos elétricos e híbridos, entre outros, que contribuem para a sustentabilidade ambiental

Redação TranspoData

Fotos Marcopolo, Divulgação

A Marcopolo destacou na Lat.Bus 2024, realizada de 6 a 8 de agosto, no São Paulo Expo, novos veículos em linha com a tendência global de descarbonização do transporte. São cinco modelos da marca Marcopolo: Viaggio G8 1050, Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1350 e Paradiso G8 1800 DD, todos rodoviários, e o urbano Attivi Integral 100% elétrico com inédita e inovadora configuração interna. Outras quatro são Volare: Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar, Attack 10 e Attack 8 Robust, em uma versão competitiva, e o inédito Attack 9 Híbrido.

A Geração 8 já registra a marca superior a quatro mil unidades comercializadas. Desse total, 2.150 são do modelo Double Decker. Além disso, 850 foram destinados para o mercado internacional. O sucesso desta categoria se deve a fatores como a renovação das frotas por parte das empresas rodoviárias, que buscam o aumento de conforto e segurança para os passageiros. “Estamos focados e trabalhando para lançar os modelos G8 na maioria dos mercados nos quais atuamos, inicialmente com a produção no Brasil, agora no México e Colômbia, e exportação para países como a África do Sul, onde recentemente reunimos clientes e parceiros para evento de lançamento”, afirma André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Entre as inovações apresentadas no evento, a Marcopolo destaca os modelos híbrido e elétrico, que complementam o portfólio e contribuem com a sustentabilidade ambiental do setor. “Além do modelo Attivi Integral, outra novidade é o modelo híbrido que utiliza etanol como fonte para a geração de energia para as baterias”, destaca. Atualmente, cerca de mil ônibus elétricos da Marcopolo, seja soluções próprias ou elaboradas em parcerias com terceiros, estão em circulação.

Na América Latina, além do Brasil, os produtos da marca estão presentes em países como Colômbia e México. “Além dos elétricos, ônibus movidos a hidrogênio, como o Audace Fuel Cell apresentado na Busworld 2023, e a biometano são algumas das novas fontes de energia estudadas e testadas nos últimos tempos. Programas e incentivos públicos são fundamentais para que cada vez mais estas tecnologias se desenvolvam”, analisa Armaganijan.

Viaggio G8 1050

O modelo Viaggio G8 1050 tem chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6, comprimento total de 13.200mm, largura de 2.600mm e altura de 3.750mm, com capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB A reversível e tipo C e cinto de segurança. A poltrona do motorista é do modelo pneumática Ergodesign. É equipado com elevador para acessibilidade, sistema de ar-condicionado quente e frio e sanitário na parte traseira do salão de passageiros. Possui tanque de combustível com capacidade de 500 litros, farol dianteiro Full LED e de neblina dianteiro e traseiro, sistema de áudio e vídeo com DVD com USB no painel, três monitores no salão e plug de microfone no salão e para o motorista, além de rádio incorporado ao multiplex.

Paradiso G8 1800 DD

O modelo Paradiso G8 1800 DD traz com configuração interna diferenciada e que funciona como um showroom, com inéditos equipamentos e tecnologias para demonstrar aos clientes os novos desenvolvimentos e futuras inovações que estarão à disposição dos operadores, como o uso de inteligência artificial para o funcionamento do sistema de ar-condicionado, câmeras com visão de 360 graus e controle remoto do som, das luzes e da temperatura via Bluetooth. Montado sobre chassi Volvo B150R 8×2 Euro 6, tem 15.000mm de comprimento total, 2.600mm de largura e 4.100mm de altura, capacidade para 50 passageiros e dispositivo de poltrona móvel.

Externamente, é equipado com faróis dianteiros em Full LED e de neblina dianteiro e traseiro, itinerário frontal com maior resolução, espelhos retrovisores com câmera, sensor de estacionamento, câmera de ré, sistema de monitoramento do salão de passageiros e câmera extra de filmagem ligada aos monitores do salão. O piso superior tem poltronas leito, semileito master, semileito, executiva e executiva SF, e no piso inferior, leito cama, todas com tomada USB A reversível e ou tipo C, e monitores individuais. As poltronas do piso inferior têm audiofones, algumas ainda com suporte para celular regulável com tomada USB. Massageador é oferecido em quatro poltronas, duas em cada piso.

O veículo é equipado ainda com porta-pacotes com tampa (como nos aviões), teto decorativo no piso superior, interfone, iluminação interna para cromoterapia, sete geladeiras, dois aquecedores de líquidos junto da escada, tomadas elétricas 110V no salão e mesa de jogos no piso superior. O piso inferior tem sanitário com acionamento a vácuo, sistema de ar-condicionado quente/frio, controle de temperatura do ar-condicionado do porta-pacotes por zonas e decoração variada de cortinas e revestimentos de poltronas. O motorista dispõe de poltrona pneumática vibratória, camarote com ar refrigerado sem calefação e defroster quente, frio e com refrigeração.

A tecnologia está presente também no sistema de áudio e vídeo, com reprodução de DVD com USB no salão do piso superior, com cinco monitores, e na sala de estar (piso inferior), com um. Plug de microfone no salão e para o motorista, Head Unit, rádio incorporado ao multiplex e antena rádio tipo Shark, sistema de internet via satélite e sistema de entretenimento com servidor são outros diferenciais.

Paradiso G8 1350

O Paradiso G8 1350 tem chassi Scania K370C B6x2 Euro 6, 14.000mm de comprimento, 2.600mm de largura e 3.980mm de altura e capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomada USB A reversível e tipo C na poltrona do motorista (pneumática Ergodesign), elevador DPM, tanque de combustível de 700 litros e sensor anticolisão nos espelhos retrovisores. É equipado com farol dianteiro Full LED, de neblina dianteiro e traseiro, sistema de ar-condicionado, defroster da cabine do motorista quente, frio e refrigeração e sistema multiplex, com rádio incorporado. Tem sistema de áudio e vídeo com reprodução de vídeo DVD com USB no painel, três monitores no salão, plug de microfone no salão e na cabine do motorista, iluminação interna Bio Lighting, geladeira no final do corredor e tomadas elétricas 110V no salão.

Paradiso G8 1200

O Paradiso G8 1200 possui chassi Volkswagen 18.320 SH Euro 6, com 14.000mm de comprimento, 2.600mm de largura e 3.800mm de altura. Tem capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomada USB A reversível e tipo C na poltrona do motorista (pneumática Ergodesign), elevador DPM r tanque de combustível de 500 litros.

O modelo é equipado com farol dianteiro Full LED e de neblina dianteiro e traseiro, sistema de ar-condicionado, defroster da cabine do motorista quente, frio e refrigeração e sistema Multiplex 4.3″, com rádio incorporado. O veículo ainda conta com sistema de áudio e vídeo com reprodução de DVD com USB no painel, três monitores no salão, plug de microfone no salão e na cabine do motorista, itinerário frontal, iluminação interna Bio Lighting, geladeira de 70 litros e tomadas elétricas 110V no salão.

Attivi Integral com interior inédito

O Marcopolo Attivi Integral inova com uma configuração interna inédita no mercado latino-americano em termos de conforto, segurança, praticidade e padrão de acabamento, com um novo painel totalmente em PU (sem fibra de vidro), o maior uso de materiais recicláveis, como o alumínio, e melhor ergonomia para o motorista. O modelo recebeu atualizações e vários upgrades em softwares, na calibração do sistema de gerenciamento de energia e de refrigeração que resultaram em menor consumo e maior eficiência.

Conta também com um painel exclusivo, com design inédito, privilegiando a visibilidade e segurança. Com 12.950mm de comprimento, 2.550mm de largura e 3.675mm de altura, tem capacidade para 89 passageiros, entre sentados e em pé. As poltronas ganharam novo acabamento, agora no modelo City estofadas, com apoio de cabeça e novo design e padronagem, além de tomadas USB tipo A no salão e poltrona do motorista pneumática Ergodesign.

É equipado com rampa para cadeirante, sistemas de ar-condicionado, Multiplex e de monitoramento com três câmeras, itinerários frontal e da janela, câmera extra de filmagem ligada aos monitores do salão, monitor fixo Orbe e reprodução de mídia rádio/DVD no painel. Possui powertrain com motor elétrico, com potência de 192kW/385kW e torque de 1.360/2.940 Nm, baterias com capacidade de 396,75kWh, com tempo de carregamento de até quatro horas e autonomia de até 250 quilômetros. É equipado com suspensão Full Air, sistema de supressão de incêndio, espelhos retrovisores com câmeras dos lados direito e esquerdo, e farol de neblina dianteiro.

Attack 9 Híbrido

Uma das principais novidades é o primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização programada a partir de 2026. O powertrain elétrico de tecnologia Range Extender permite recarregar as baterias por meio de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria com a HORSE, empresa da divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões, e com a WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos.

Com elevado grau de nacionalização, o veículo reúne os benefícios de um micro convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, o que possibilita o uso do veículo em qualquer região do país, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono. A autonomia pode chegar a 450km e o reduzido volume ocupado por apenas três packs de baterias, que armazenam 122kWh, proporciona maior capacidade de transporte de pessoas.

Fly 12

O modelo 12 cria uma nova categoria de veículos, sendo considerado um verdadeiro “super micro”. Com comprimento total de 11.730mm, largura de 2.480mm e altura de 3.330mm, tem a capacidade de transportar até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, com reduzidos custos de aquisição e operacionais. Na configuração escolar pode levar 64 estudantes, além de motorista e auxiliar.

Attack 8 Robust

Na concepção do Attack 8 em uma configuração competitiva, a Volare oferece um modelo pequeno e versátil que representa menores custos de aquisição e operacional. Com apenas 6.535mm de comprimento total e capacidade para 17 passageiros, é indicado para o transporte em aplicações severas, como as diferentes áreas industriais e rurais do Norte e Nordeste do Brasil, e das regiões agrícolas do Sudeste e Centro-oeste.

Attack 10 – Escolar e Fretamento

Para atender às necessidades de maior capacidade, com menores custos de aquisição e de operação, a Volare desenvolveu o Attack 10 Escolar. O modelo é indicado para o fretamento e transporte escolar e universitário, com capacidade para 37 na lotação e até 54 pessoas na versão escolar – além de motorista e auxiliar.

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