Empresa inova ao realizar eventos totalmente neutros de emissões trabalhando com crédito de carbono e, na feira, mostra seu rodoviário mais famoso, novas tecnologias e a novidade do momento: seu chassis 100% elétrico
Mauro Cassane
Scania, Divulgação
A Scania deixou claro que não vai ficar atrás nesta corrida pela eletromobilidade. A empresa acelerou seus projetos e já tem pronto, para produzir no Brasil ano que vem, seu chassis 100% elétrico de ônibus urbano. O anúncio foi feito mês passado e agora o produto já está exposto no estande da empresa na Lat.Bus. É o modelo K 230E4x2LB.
Empresário do setor, já no primeiro dia do evento, se aglomeravam ao redor do chassis e pediam informações ao pessoal da Scania. O interesse é grande por urbanos elétricos considerando as mudanças nas regras, especialmente na capital paulista, em favor de coletivos elétricos.
Do outro lado do estande, outra estrela, esta a diesel, o chassi do K500 8×2, o clássico dos rodoviários. Entre as novidades tecnológicas apresentadas pela Scania, destaca-se o novo painel digital da linha que estará disponível em 2025 e o Acelerador Inteligente que passa a ser item de série já a partir do mês que vem. Este dispositivo, segundo a engenharia da empresa, garante mais 3% de economia de combustível, subindo para 11% a redução de consumo dos chassis.
E a Scania passa a realizar eventos com uma pegada mais sustentável de agora em diante. A empresa compensará as emissões de CO2 do seu estande em uma ação realizada em parceria com a Eccaplan, greentech responsável pela gestão e emissão do Selo Evento Neutro, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes.
De acordo com Márcio Furlan, diretor de marketing da empresa, será realizada a quantificação e compensação das emissões de CO2 relacionadas à montagem, desmontagem do estande, deslocamento de toda equipe, time de cenografia, gerador de energia, considerando inclusive o deslocamento dos veículos dos organizadores do espaço da Scania.
“Estamos com uma expectativa muito boa para a Lat.Bus 2024. O cenário de mercado é promissor, os clientes estão animados e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas. Estaremos com nossos concessionários e prontos para fazer muito negócios”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
“A Nova Geração de ônibus Scania ganhará, de série, a partir de janeiro de 2025 um novo painel digital e uma nova arquitetura eletrônica. Estamos subindo um nível altíssimo de segurança ativa e todos os alertas estarão sendo informados ao motorista em tempo real na tela. Essas novidades estão sendo anunciadas pela Scania na Lat.Bus 2024. Não poderia haver melhor palco para este lançamento”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania.
O novo painel digital tem 12,3’ polegadas e conta com muita tecnologia embarcada. “Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança”, diz Gallao. “Será possível ainda propiciar uma melhor visibilidade com muito mais informações programáveis. A sensação será de acessar, por exemplo, um tablet em formato maior e numa navegação extremamente amigável. O condutor terá um nível de comando do Scania da forma mais completa já vista no Brasil.”
A nova arquitetura eletrônica passa a permitir a incorporação de sensores de assistência à condução o que traz como principais melhorias um alerta de colisão com usuário lateral, AEB com detecção de pedestre e sensor de pressão dos pneus (TPM) – este disponível também para os modelos de tração 8×2. Além disso, outras novidades importantes são a inclusão de um alerta de colisão com usuário frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos durante o engate da marcha à ré.
Veja mais fotos da Scania na Latbus 2024