Marca apresentou unidades dos modelos BUS 10-190 ORE 2 e BUS 15-210 ORE 3 em evento na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Redação TranspoData
Foto Lorena Paes, Divulgação
Parceira no fornecimento de ônibus escolares a estados e municípios, a IVECO BUS entregou os primeiros 100 veículos do Novo PAC Seleções em Brasília, na quarta-feira (26). Em evento realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foram apresentadas 50 unidades do BUS 10-190 ORE 2 (Ônibus Rural Escolar 2) com carroceria Mascarello, e 50 unidades do BUS 15-210 ORE 3 (Ônibus Rural Escolar 3) com carroceria Caio.
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contempla a aquisição de 1.500 ônibus escolares destinados ao Programa Caminho da Escola, ampliando a oferta de educação na rede básica. Com média de um ônibus por município, o edital do Ministério da Educação beneficia cerca de 135 mil estudantes em todo o país. A IVECO BUS é líder no fornecimento de ônibus escolares do Caminho da Escola, com 7.100 unidades habilitadas, incluindo pela primeira vez 3.500 na categoria ORE 3 e 3.600 do ORE 2.
Além de garantir o acesso seguro em zonas rurais, estradas não pavimentadas e a permanência dos alunos em escolas públicas, os ônibus do Caminho da Escola deverão responder por metade do volume de produção da indústria de ônibus no país em 2024. A IVECO BUS já soma mais de 2 mil solicitações de adesão aprovadas para aquisição de veículos, incluindo pedidos expressivos das secretarias de Estado de Educação da Bahia, Mato Grosso e Pernambuco. “O fornecimento ao Caminho da Escola eleva a capacidade produtiva, nos permitindo atender mais rapidamente às demandas do mercado, além de ampliar a presença nos segmentos de ônibus escolar e micro-ônibus”, assinala Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina.
O BUS 10-190 ORE 2 vem com motor de 190 cavalos de potência e capacidade para 44 alunos + motorista. Já o BUS 15-210 ORE 3 tem motorização mais potente, de 210cv, e capacidade para 59 alunos + motorista. Os modelos são 100% acessíveis, com dispositivo de poltrona móvel (DPM) e ar-condicionado de série, reduzindo o desconforto em condições extremas de temperatura.
Eduardo Freitas, diretor de relações institucionais do Iveco Group, destaca que além do desenvolvimento de produto junto ao time de P&D local, a produção para o Caminho da Escola acelerou a jornada produtiva, com o envolvimento dos funcionários do complexo de Sete Lagoas (MG). “Iniciativas como o PAC Seleções são fundamentais para promover a educação em todo o Brasil, impactando positivamente toda a cadeia de valor do setor automotivo”, acrescentou.