Equipamento passará por um período de testes, operando dentro da sede da
empresa
Redação TranspoData
Foto VIX, Divulgação
Empresa especializada em soluções logísticas customizadas do Grupo Águia
Branca, a VIX Logística lança caminhão elétrico com tração de 120
toneladas. Batizado de Atlas, é o primeiro no país a atingir esta
capacidade. A solução faz parte do portfólio do VIVA (VIX Veículos
Autônomos), nova vertical de negócios da empresa voltada à inovação e
criação de tecnologias sustentáveis focadas em logística, além de ser mais
uma iniciativa ESG da empresa e da busca por soluções que atendam às
necessidades dos clientes. Nesse primeiro momento, o caminhão realizará
testes para calibração de softwares e de desempenho em alguns dos clientes.
A plataforma utilizada foi um chassi de fabricação Mercedes Benz, modelo
Axor 3344, que passou por adaptação para ser operado com propulsão
elétrica. Após a customização, o veículo plataforma deixa de ser movido a
combustíveis fósseis e passa a atuar com o suporte de baterias de fosfato
de ferro-lítio (LFP). Um caminhão desse porte, quando convertido para
elétrico, deixa de consumir, mensalmente, até cerca de 8.300 litros de
diesel em algumas rotas e pode evitar a emissão de quase 21 toneladas de
CO2 por mês.
Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA, explica que a
iniciativa faz parte da cultura da empresa, que mantém um ambiente aberto a
novas ideias. “Ter um drive de inovação dentro da empresa nos permite
testar soluções e colocar em prática maneiras criativas e arrojadas para os
desafios que surgem na integração de alguns equipamentos. A adoção de
tecnologias mais eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do
mercado”, assinalou.
Para conseguir chegar à capacidade de tração de 120 toneladas, a equipe do
VIVA desenvolveu tecnologias para aumentar o desempenho sem comprometer a
eficiência energética, criando um conjunto de tração específico para
atender a este requisito. Foram utilizados rígidos protocolos de segurança
da indústria automotiva que serviram de sustentação para as metas
criteriosamente definidas no desenvolvimento do projeto. “O objetivo é
encontrar o melhor equilíbrio entre capacidade de tração de carga,
autonomia e dimensões dos packs de bateria. Replicar a mesma capacidade de
tracionamento de carga de um veículo à combustão interna e superá-la é um
grande desafio técnico e é o que perseguimos com esse projeto”, destaca o
executivo.
O caminhão necessita de um ponto específico de energia, com corrente
contínua que permita a opção de recarga rápida. Essa é uma mobilização
relativamente simples no caso de operações realizadas em áreas industriais
e que possuem geração própria de energia elétrica. Os pack’s de baterias
possuem um sistema de autocontrole de temperatura, assim como um sistema de
supressão de incêndio, além da estrutura de contenção mecânica de proteção
e isolamento de todo o conjunto. O veículo conta também com sensores
espalhados por todos os elementos que foram integrados durante sua
construção, permitindo o monitoramento da operação e garantia da segurança.
Segundo Marcos Nunes, gerente do VIVA, o veículo possui potencial para
aplicação em diversos tipos de operações, como transporte interno de
madeira e de produtos siderúrgicos em áreas portuárias; movimentações em
pátios de armazenagem de materiais de apoio em áreas no setor de óleo e gás
e internas de rechego de materiais granéis em áreas de mineração e
siderúrgicas. Também se aplica em transporte de materiais em pátios de
matéria prima para alimentação de processos industriais.