Entre as soluções em eletrificação, a ZF apresentará o CeTrax 2ª geração, motor elétrico central com 3 velocidades até 40 toneladas

Um dos destaques da apresentação da ZF na feira foi a solução iEBS, uma plataforma inteligente para sistema de frenagem de carretas. O iEBS garante a estabilidade geral do implemento e fornece correções instantâneas de frenagem para cada roda, além de identificar e registrar qualquer irregularidade no percurso. A nova solução é uma evolução do EBS (Electronic Braking System – Sistema de Frenagem Eletrônico).

O pacote opera com o trator e integra uma nova geração de produtos. A novidade é a incorporação na montagem de módulos inteligentes com número reduzido de válvulas, tubulações e conexões, o que simplifica o sistema e reduz os custos de manutenção. A solução opera com a mesma eficiência em implementos com freios a tambor e a disco e em suspensões com molas de lâmina ou pneumáticas.

Soluções de conectividade estão em desenvolvimento para fabricantes de ferramentas. Um exemplo disso é o Trailer Pulse, que em conjunto com o iEBS oferece um serviço completo de telemetria da carreta, além de utilizar as informações geradas pelo sistema de controle de estabilidade. É um sistema aberto e pode ser utilizado em todo o Brasil e América do Sul. Dada a dinâmica do transporte rodoviário de cargas no Brasil, o acompanhamento de cada implemento, muitas vezes rebocado por um veículo diferente, é fundamental para os frotistas que buscam maximizar a rentabilidade em suas operações logísticas.

Soluções em eletromobilidade para veículos comerciais

A eletrificação também está no radar da ZF para o mercado brasileiro. O CeTrax de segunda geração foi apresentado pela ZF no último IAA Transportation em Hannover, na Alemanha, e anunciou que a produção em série começará em 2023. A segunda geração do CeTrax também esteve em exposição na Fenatran.

O sistema incorpora um ou dois motores elétricos de alto desempenho, juntamente com inversores de carboneto de silício e uma transmissão de três velocidades totalmente integrada ao motor. O motor central garante maior agilidade às montadoras diante do atual cenário de transformação, ajudando a reduzir os investimentos necessários nesse cenário. Com a opção de um único motor elétrico, o CeTrax tem um torque de entrada de 864Nm e um torque contínuo de 400 Nm. A versão de 2 motores tem um torque de entrada de 1235 Nm e um torque contínuo de 680 Nm (potência de trabalho de 360KW e picos de 600KW).

O CeTrax 2ª geração pode ser facilmente instalado em plataformas de veículos existentes e novas.

Outra solução importante em exibição na feira é o eWorX, um sistema projetado para facilitar a interface entre o veículo comercial elétrico do futuro e as ferramentas que requerem energia para seu funcionamento. O eWorX utiliza a energia da bateria de um caminhão elétrico e a fornece ao implemento onde ele precisa ser acionado, por meio de um motor elétrico ou bomba hidráulica (opcional), ou ainda uma tomada de força elétrica.

Tecnologia inteligente para a segurança nas estradas do Brasil

A ZF disponibiliza para o mercado um portfólio de produtos que aumenta exponencialmente a segurança de caminhões e ônibus nas estradas do País. Algumas das tecnologias de dinâmica veicular foram apresentadas na Fenatran e trabalham com o que há de mais avançado em tecnologias de freios ABS (Antilock Braking System), EBS (Electronic Braking System), Controle de Estabilidade, e ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) ou Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista para veículos comerciais.

Segundo Silvio Furtado, os produtos chamam a atenção, principalmente devido à inteligência que está embutida em seus sistemas, comandados pelas ECUs (Electronics Control Units) ou Módulos Eletrônicos de Controle. “São diversos sensores que captam dados do comportamento do veículo e do motorista. Estas informações são analisadas pelo módulo eletrônico, e identificam, por exemplo, se a velocidade que o veículo está entrando em uma curva é segura para aquele trecho específico da pista. Caso necessário, o módulo envia comandos para os componentes do sistema, que atuam ajudando a controlar a velocidade e o movimento do caminhão ou ônibus”, explica.

O OnGuardMAX™ é um sofisticado sistema ADAS da ZF que funciona por meio de radares, câmeras, sensores e softwares para detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da via. Se o motorista não fizer nada para evitar um acidente iminente, o OnGuardMAX™ inicia automaticamente a frenagem de emergência e faz o veículo parar completamente para ajudar a evitar um acidente. O ReAX Steering é um sistema de direção hidráulica, assistida eletricamente pelo acoplamento de um motor elétrico, que ajuda a evitar que o veículo saia acidentalmente de sua faixa, proporcionando mais conforto e segurança ao motorista.

Componentes para melhorar o desempenho dos chassis de caminhões e ônibus

A ZF também oferece uma ampla linha de produtos cuja função é compor e melhorar o desempenho de chassis de caminhões e ônibus, por isso a ZF utiliza alguns componentes para a Fenatran, como CDC – Controle Contínuo de Amortecimento, ECU – Unidade Eletrônica de Controle – O computador recebe os dados do veículo de sensores e outros sistemas.  “Os componentes de chassi são fundamentais para que a operação dos caminhões e ônibus nas estradas e nas cidades seja o mais eficiente possível, confortável e segura”, diz Silvio.

 Novidades em transmissões

Em transmissões, a ZF apresentou na Fenatran o PowerLine, que será homologado ainda em 2022. É uma transmissão automática de oito velocidades e é adequada para veículos com peso bruto bruto (PBTC) de até 24 toneladas.Equipado com um conversor de torque, o ZF PowerLine funciona como uma embreagem ao sair com o veículo e é particularmente adequado para aplicações urbanas onde o “ir e parar” é constante.

Outra novidade é a transmissão TraXon, que começará a ser produzida no país, agora integrando o ZF Intarder 3, que equipará diversos novos modelos de veículos Euro 6, inclusive a primeira aplicação global de ônibus rodoviário do mundo a ser fabricado no Brasil. um dos retardadores mais avançados do mundo, capaz de reduzir o uso do freio em até 90%, garantindo economia de combustível, maior segurança e redução significativa dos custos de manutenção. Segundo Silvio Furtado, o ZF Intarder 3 é o retardador mais leve do mercado, além de ser o mais robusto e estar entre os mais potentes, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo.

O ConAct, atuador de embreagem pneumática que funciona concentricamente com o eixo de entrada da transmissão, também esteve em exposição na Fenatran. Ele substitui vários componentes dos sistemas de acionamento tradicionais, consolidando todas as funções em um único produto, reduzindo o peso e aumentando a durabilidade do sistema. Por trabalhar com embreagem push e não utilizar flúido hidráulico, facilita e simplifica a instalação/remoção da transmissão no veículo, proporcionando aos frotistas maior eficiência na manutenção do veículo. O motorista e os passageiros ficam mais confortáveis ​​ao dirigir o veículo durante a partida e as trocas de marchas graças ao ConAct, que funciona de forma integrada com a transmissão automática e permite um controle eficiente e preciso da embreagem.

 Com suas soluções em driveline e transmissão, incluindo tecnologia de embreagem, ConAct, TraXon com Intarder e e a tomada de força, a ZF é a única fornecedora no mercado que pode fornecer soluções completas para que os fabricantes de automóveis atendam aos requisitos Euro 6.

Além do TraXon, a transmissão automática 9AS EcoTronic derivada da versão mecânica de nove marchas também esteve em exibição na Fenatran 2022. Uma das diferenças importantes do Eco ao Power – é sua arquitetura de software, baseada na mesma plataforma do TraXon.

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