Modelo E7-49T é o primeiro cavalo-mecânico com propulsão elétrica do mercado brasileiro

Redação Transpodata

Fotos XCMG, Divulgação

Referência mundial na eletrificação de máquinas pesadas e com atuação em mais de 180 países, a XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) inclui em seu portfólio de produtos no Brasil o caminhão elétrico rodoviário E7-49T. Com PBTC de 49 toneladas e autonomia de até 150 quilômetros com uma carga, o veículo é o primeiro cavalo-mecânico com propulsão totalmente elétrica do mercado brasileiro.

Com 200 unidades importadas para comercialização no Brasil até o fim do ano, o modelo custa R$ 1,3 milhão, sendo cerca da metade do valor referente ao custo das baterias. A empresa informa que a vantagem é o custo de rodagem bem mais baixo em comparação a um equivalente a diesel: R$ 0,75 contra R$ 3,60 por quilômetro rodado.

Apresentado ao público durante a Agrishow, em maio, o XCMG E7-49T representa uma nova fase para a empresa chinesa no país. De acordo com Ricardo Senda, diretor de veículos elétricos, o caminhão encontra aplicação no transporte de distâncias mais curtas, como entre uma empresa e um fornecedor próximo, ou mesmo entre centros de distribuição.

O trem de força é composto por um motor elétrico síncrono de imãs permanentes, com potência de 482cv e torque máximo de 2.000 m, auxiliado por uma transmissão automatizada de quatro velocidades, atingindo velocidade máxima de 84km/h. O condutor pode utilizar a função drive ou, se preferir, comandar as trocas de marchas por meio de uma alavanca seletora no console central de forma idêntica ao que ele já está acostumado em caminhões com motores a diesel.

Equipado com baterias de ferro fosfato de lítio de 282kWh, o caminhão elétrico pode ser carregado por meio de carregadores de corrente contínua, que, em condições ideais, pode completar a recarga em pouco mais de uma hora. O modelo também conta com um pack de baterias substituíveis. No E7-49T, as células da bateria estão concentradas em um conjunto único, instalado atrás da cabine. A caixa permite sua troca rápida por um sistema automatizado, que pode ser efetuado em pouco mais de seis minutos com extrema facilidade.

Fábrica local de elétricos

A XCMG também se prepara para iniciar a produção local na fábrica de Pouso Alegre até 2025. Inicialmente, a empresa pretende criar uma rede de fornecedores para a linha eletrificada e aguardar políticas mais claras e regulamentação para o segmento.

A ideia é iniciar a montagem do chassi, carroceria e componentes adicionais no Brasil, importando a bateria no primeiro estágio e avançando na nacionalização com o amadurecimento da rede de fornecedores. “O primeiro passo foi trazer uma oferta de modelos elétricos importados. A próxima será construir uma rede de fornecedores locais para começar a produção em até dois anos”, anunciou Tian Dong, vice-presidente da XCMG na região.

Os planos ainda contemplam a criação de uma unidade de P&D no país, focando na fabricação local dos principais componentes e no desenvolvimento de novas tecnologias, como veículos elétricos e autônomos. Nesse campo, a empresa possui uma forte colaboração com a Vale no desenvolvimento de veículos autônomos para o segmento de mineração.

Com atuação no Brasil desde 2004, a XCMG tem fábrica instalada em Pouso Alegre (MG), que consumiu investimentos de US$ 500 milhões para ser erguida, em 2014. Possui ainda três unidades focadas no suporte ao produto, em Guarulhos (SP), Contagem (MG) e Parauapebas (PA).

No cenário de transição energética, a gigante chinesa tem realizado investimentos para a substituição gradativa das máquinas movidas a diesel com o objetivo de neutralizar suas emissões de carbono. Nesse sentido, a XCMG Brasil está rapidamente estabelecendo um novo mercado baseado em máquinas elétricas, e mais de 600 novos equipamentos já chegaram ao país, ajudando a impulsionar a economia verde.

Terceira maior empresa do mundo no setor de máquinas pesadas, a XCMG produz diversos tipos de veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário, com destaque para caminhões off-road, tratores, empilhadeiras, escavadeiras, carregadeiras e caminhões rodoviários. No segmento de guindastes, a XCMG é a maior fabricante mundial.

 

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