Transporte urbano tem primeira operação real com ônibus 100% movido a biometano  

Ação é fruto de parceria entre Prefeitura de Londrina, Compagas e Scania para comprovar a redução de poluentes

Roberto Hunoff

Foto Divulgação 

Londrina entra para a história da mobilidade sustentável com a primeira demonstração completa numa operação real com um ônibus movido 100% a biometano no transporte urbano de passageiros. A inédita ação nacional faz parte do projeto conduzido pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas) em conjunto com a fabricante Scania, e em parceria com a Prefeitura de Londrina, com o objetivo de certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou o momento como importante passo para a promoção de ações mais sustentáveis. “Queremos produzir o biometano localmente, gerando energia para a população e, em especial, para as indústrias, visando transformar o município na primeira cidade industrial sustentável do Brasil”, anunciou.

A ação em Londrina é a terceira realizada pelo projeto conduzido pela Compagas e Scania, em 2023. As primeiras demonstrações foram feitas na Região Metropolitana de Curitiba, com o Governo do Paraná, e na capital, com a Prefeitura de Curitiba, e demonstraram a viabilidade da utilização do veículo movido a GNV em linhas complexas e extensas, garantindo autonomia e menor emissão de poluentes.

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., explica que o gás natural e o biometano são fontes de desenvolvimento para o Paraná e energias capazes de contribuir com as metas de sustentabilidade das grandes cidades. “A nova ação é muito importante para a Compagas reunir novas informações sobre o veículo e o combustível, e sobre o perfil de Londrina, cidade que está no plano de expansão da companhia, visando economia para o sistema de transporte coletivo, redução de emissões de poluentes e atividade cada mais sustentável”, destaca.

O veículo a gás em demonstração é o mesmo que já circulou pelas ruas de Curitiba e região metropolitana. Em Londrina, ele será abastecido com o biometano, um gás 100% renovável, obtido a partir da produção do biogás, que por sua vez é gerado da decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano, que é comparável em condições técnicas ao gás natural, pois após o refino atinge alta concentração de metano em sua composição.

Potencial gigantesco

O biometano é produzido a partir de subprodutos do setor sucroenergético, e revendido pela Gastech, que comercializa o GNV em Londrina. “O Paraná tem um potencial gigantesco de produção de biometano, cerca de 2 milhões de m³ por dia. Com esse teste também mostramos, na prática, que é possível viabilizar a utilização local da energia gerada pela agroindústria, aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto nas frotas do transporte coletivo das cidades, promovendo economia circular, empregos e renda aos municípios”, completa Rafael Lamastra.

A Scania, por sua vez, avança mais uma etapa na transição para um sistema de transporte mais sustentável, colaborando para uma mobilidade mais inteligente e não dependente apenas do diesel. “Temos certeza que esta ação inédita com o biometano numa operação regular urbana será um divisor de águas para que mais cidades preocupadas com a redução da emissão de poluentes coloquem em prática frotas mais eficientes”, salienta Paulo Genezini, gerente de sustentabilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

O ônibus a gás será testado em linhas operadas pela Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), com o acompanhamento da Companhia Municipal do Trânsito e Urbanização (CMTU), pelo período de 30 dias a partir desta segunda (12/06). A cada semana o veículo estará em uma linha diferente.

De acordo com o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, no decorrer das semanas de teste serão considerados fatores como a autonomia e qualidade do veículo. “Precisamos conhecer a efetividade dele numa cidade com as características como a nossa, saber exatamente que quantidade de combustível será necessária à operação”, afirma.

Ainda no quesito sustentabilidade, com a utilização dos veículos a gás é possível reduzir de forma significativa a emissão de gases poluentes na atmosfera e, quando se trata de biometano, essa redução é de 90%, quando comparado ao uso de veículos a diesel. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de materiais particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.

O modelo fabricado pela Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. Na configuração 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás e tem garantia de fábrica. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 quilômetros.

 

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