Ainda sem localização definida, unidade terá investimento superior a R$ 1,5 bilhão

Redação TranspoData

Foto XBRI, Divulgação

Após registrar crescimento recorde em 2023, a marca brasileira XBRI Pneus revelou planos para investir acima de R$ 1,5 bilhão na construção de sua primeira fábrica em território nacional. Em fase de estudos para aquisição de terreno, a planta, uma vez concluída, fará da marca a primeira indústria genuinamente brasileira de pneus radiais de carga e passeio com produção em larga escala, visto que as demais companhias instaladas no país possuem as sedes no exterior.

O projeto da fábrica terá como foco a sustentabilidade por meio da reciclagem de produtos e da geração da própria energia a partir de fontes limpas, incluindo a produção de hidrogênio branco. Além do objetivo principal de atender ao mercado brasileiro de reposição, em franca ascensão, e à indústria automotiva nacional, a planta também funcionará como plataforma de exportação para os Estados Unidos.

Até o momento, executivos da XBRI Pneus já se reuniram com representantes dos governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo para discutir condições e oportunidades para a definição do local mais estratégico para a construção das instalações. Há, também, conversas para a aquisição de área no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. “O novo parque fabril gerará milhares de empregos diretos e indiretos e refletirá o compromisso de longo prazo da XBRI Pneus com o crescimento e o desenvolvimento econômico do país”, afirma Samer Nasser, diretor de relações institucionais.

A XBRI Pneus foi fundada há 36 anos e posicionou-se estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no exterior. “Os custos atuais de produção, logística e tributários para exportação a partir de nossas fábricas na Ásia já se assemelham aos daqui, de modo que entendemos que chegou a hora de fazermos esse investimento”, relata.

Sobre o timing para escolha do site e início das obras, explica que, além da conclusão de todos os estudos e projetos executivos, é fundamental que o governo federal não ceda às pressões para a elevação do imposto de importação de pneus, atualmente em discussão na Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. “Para que possamos nos instalar aqui, precisamos seguir formando mercado para nossos pneus, com rede de distribuição e comercialização. Para isso, é fundamental ter produtos a preços competitivos para vender”, resume Nasser.

Acrescenta que, além do imposto de importação, os pneus fabricados no exterior já sofrem com medidas antidumping contra fabricantes chineses. “Sem contar que a elevação do imposto de importação de 16% para 35%, como está sendo pleiteado, pressionará a inflação como um todo, tendo em vista que os pneus são o segundo item na formação de custos do setor de transportes, do qual depende a maior parte da produção e do comércio nacional”, complementa.

Vendas em alta

A XBRI Pneus está entre os principais players nacionais. Seus produtos são homologados para serem usados por grandes montadoras, como Volkswagen e Stellantis, e em algumas das maiores frotas do Brasil, a exemplo de Raízen, Shell, JSL, Localiza e Unidas. Também são comercializados nas principais redes de varejo, como Magazine Luiza, Assaí, Havan e Rede Mateus.

Em 2023, comercializou mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil. Em valor de revenda de seus clientes, estima-se faturamento na ordem de R$ 4,5 bilhões. A expectativa da empresa é que a receita seja 20% maior neste ano.

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