Crédito
Foto VWCO, Divulgação

Montadora tem capacidade anual de produção de 100 mil unidades, dentre ônibus e caminhões

A Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia as celebrações pelos seus 40 anos de existência. Em fevereiro de 1981, o Brasil e o mundo conheceram a até então inédita Volkswagen Caminhões. Para seguir a trajetória de crescimento, a empresa, em seu 40º aniversário, inicia um ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões entre os anos de 2021 e 2025, o sexto e maior período consecutivo de aportes no país. Em outubro do ano passado, a marca chegou ao número histórico de 1 milhão de veículos produzidos.

A montadora começou as atividades com dois modelos de caminhões: o VW 11.130 e o VW 13.130, fabricados em São Bernardo do Campo (SP). Atualmente, a linha para o transporte de cargas vai de caminhões de 3,5 a 125 toneladas de peso bruto total, com três famílias VW – Delivery, Constellation e Meteor -, além dos MAN TGX. A VWCO desenvolveu também uma linha completa para o transporte de passageiros, com chassis Volksbus para os mercados de ônibus rural, urbano, fretamento, rodoviário e escolar. Os produtos são montados na fábrica de Resende (RJ) e parte na filial em Querétaro, no México.

Ao longo dessas quatro décadas, a VWCO produziu alguns dos maiores sucessos do mercado brasileiro de veículos comerciais, como as famílias de caminhões Delivery e Constellation, líderes em seus segmentos. A fábrica de Resende tornou-se também um polo exportador para países da América Latina, África e Oriente Médio, levando os produtos VWCO a cerca de 30 mercados internacionais.

Desde o começo, a empresa oferecia a cabine avançada e confortável, a busca de soluções de engenharia inovadoras, o atendimento ao cliente sob medida, pós-vendas eficiente e a melhor relação custo-benefício. “Ao longo desses anos, sob medida, desenvolvemos e produzimos veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte, e criamos um modelo até hoje inovador de produção, o Consórcio Modular. Acreditamos que nosso futuro será brilhante”, assinala Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A VW Caminhões e Ônibus também deu um grande passo na viabilização da mobilidade elétrica para a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros com a criação do inédito e-Consórcio. É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada.

A Ambev e a VW Caminhões e Ônibus oficializaram acordo para entrega dos 100 primeiros caminhões elétricos e-Delivery. A partir do segundo semestre deste ano, os veículos distribuirão as bebidas da marca utilizando energia totalmente limpa pelas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro. O acordo faz parte do compromisso da companhia de ter 1.600 caminhões Volkswagen elétricos na sua frota parceira até 2023, um dos maiores anúncios do tipo no mundo.

Modelo exclusivo de produção

Criado com a fábrica de Resende, que em novembro próximo completará 25 anos de operação, o Consórcio Modular é o modelo de produção da VWCO em que a fabricante de veículos comerciais delega a responsabilidade de montagem em sua fábrica a sete fornecedores ali chamados de parceiros. Essa inovação contribuiu para a montadora focar no desenvolvimento e controle de qualidade dos seus produtos. Inicialmente concebida para produzir 150 veículos por dia em dois turnos, a fábrica hoje tem capacidade instalada de até 100 mil unidades por ano.

Além do desenvolvimento de produtos com sua engenharia também localizada em Resende, a empresa cuida dos testes de qualidade que contemplam segurança e conformidade com os padrões mundiais do Grupo Volkswagen. Uma rede de concessionários e importadores com cerca de 350 pontos de venda espalhados por dois continentes faz a distribuição dos produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here